domingo, 28 de abril de 2013

Para que serve o mar?

Os oceanos são fonte de energia e alimento para milhões de pessoas.
As águas oceânicas ocupam 71% da superfície da Terra, o que significa que desempenham um papel extremamente importante na regulação da vida do planeta. As interações entre o oceano e a atmosfera condicionam o clima mundial. Não só pela distribuição de calor no globo, por meio das correntes marinhas, como também pela sua importância no ciclo da água, pois no oceano existem 97% de toda a água.
Neste ciclo contínuo, pode-se inferir que uma gota de água permanece, em média, 9 dias numa nuvem, 2 horas num rio e 5.000 anos no oceano antes de se evaporar novamente. Por outro lado, o oceano é fundamental para o equilíbrio ecológico do planeta, pois cerca de 70% do oxigênio libertado para a atmosfera é produzido pelo fito plâncton durante o processo fotossintético.
Dentro deste grandioso manto existem cerca de 3.000 espécies marinhas. Do fundo do mar são extraídos, ainda, minerais, como o magnésio que é utilizado em ligas metálicas, especialmente com o alumínio. O bromo é utilizado na indústria alimentar, farmacêutica e fotográfica. O sal de cozinha (cloreto de sódio) é o mineral mais importante obtido diretamente a partir da água do mar.
Fonte de energia
A energia da água do mar é aproveitada de diversos modos. Em alguns locais, a força das marés é convertida em energia elétrica. Em outros casos, a água fria é utilizada para arrefecer as turbinas de centrais térmicas. No túnel que atravessa o Canal da Mancha, por exemplo, a temperatura dos carris tende a aumentar, devido ao atrito provocado pela passagem do comboio. A fim de evitar possíveis incêndios, um complexo sistema de arrefecimento com água do mar mantém a temperatura dentro dos níveis de segurança.
Recursos vivos
Anualmente, cerca de 100 milhões de toneladas de pescado são a principal fonte de proteína para 2.000 milhões de pessoas. Muitas algas e animais marinhos são utilizados para os mais variados fins. As algas são utilizadas na indústria do papel, fotográfica, alimentar, farmacêutica e vinícola. Da carapaça dos crustáceos retira-se quitina, que é utilizada no tratamento de queimaduras e reconstrução de vasos sanguíneos. Do peixe retiram-se diversos compostos, com múltiplas aplicações desde a pintura, lubrificantes e indústria da borracha. Das esponjas retiram-se substâncias que são empregadas na fabricação de remédios para combater doenças, como o câncer a AIDS. (bemzen)

Nenhum comentário: