O biodiesel é um combustível para ser utilizado nos carros
ou caminhões, feito a partir das plantas (óleos vegetais) ou de animais
(gordura).
Atualmente o biodiesel vendido nos postos pelo Brasil possui
5% de biodiesel e 95% de diesel (B5). O biodiesel só pode ser usado em motores
a diesel, portanto este combustível é um substituto do diesel.
Para se produzir biodiesel, o óleo retirado das plantas é
misturado com álcool (ou metanol) e depois estimulado por um catalisador. O
catalisador é um produto usado para provocar uma reação química entre o óleo e
o álcool. Depois o óleo é separado da glicerina (usada na fabricação de
sabonetes) e filtrado.
Existem muitas espécies vegetais no Brasil que podem ser
usadas na produção do biodiesel, como o óleo de girassol, de amendoim, de mamona,
de soja, entre outros.
Para que você entenda melhor esse processo, veja como
funciona:
As misturas entre o biodiesel e o diesel mineral é conhecida
pela letra B, mais o número que corresponde a quantidade de biodiesel na
mistura. Por exemplo, se uma mistura tem 5% de biodiesel, é chamada B5, se tem
20% de biodiesel, é B20.
A utilização do biodiesel puro ainda está sendo testada, se
for usado só biodiesel (100%) sem misturar com o diesel mineral, vai se chamar
B100.
Definição Geral:
Combustível natural usado em motores diesel, produzido
através de fontes renováveis, que atende as especificações da ANP.
Definição Geral estendida:
Combustível renovável derivado de óleos vegetais, como
girassol, mamona, soja, babaçu e demais oleaginosas, ou de gorduras animais,
usado em motores a diesel, em qualquer concentração de mistura com o diesel.
Produzido através de um processo químico que remove a glicerina do óleo.
Definição Técnica:
Combustível composto de mono-alquilésteres de ácidos graxos
de cadeia longa, derivados de óleos vegetais ou de gorduras animais e
designados B100.
Definição da legislação brasileira:
Biocombustível derivado de biomassa renovável para uso em
motores a combustão interna com ignição por compressão ou, conforme
regulamento, para geração de outro tipo de energia, que possa substituir
parcial ou totalmente combustíveis de origem fóssil.
Biodiesel é o nome de um combustível alternativo de queima
limpa, produzido de recursos domésticos, renováveis. O Biodiesel não contem
petróleo, mas pode ser adicionado a ele formando uma mistura. Pode ser usado em
um motor de ignição a compressão (diesel) sem necessidade de modificação. O
Biodiesel é simples de ser usado, biodegradável, não tóxico e essencialmente
livre de compostos sulfurados e aromáticos.
O Biodiesel é fabricado através de um processo químico
chamado transesterificação onde a glicerina é separada da gordura ou do óleo
vegetal. O processo gera dois produtos, ésteres ( o nome químico do biodiesel)
e glicerina (produto valorizado no mercado de sabões).
O biodiesel de qualidade deve ser produzido seguindo
especificações industrias restritas, a nível internacional tem-se a ASTM D6751.
Nos EUA, o biodiesel é o único combustível alternativo a obter completa
aprovação no Clean Air Act de 1990 e autorizado pela Agência Ambiental
Americana (EPA) para venda e distribuição. Os óleos vegetais puros não estão
autorizados a serem utilizados como óleo combustível.
O biodiesel pode ser usado puro ou em mistura com o óleo
diesel em qualquer proporção. Tem aplicação singular quando em mistura com o
óleo diesel de ultrabaixo teor de enxofre, porque confere a este, melhores
características de lubricidade. É visto como uma alternativa excelente o uso
dos ésteres em adição de 5 a 8% para reconstituir essa lubricidade.
Mundialmente passou-se a adotar uma nomenclatura bastante
apropriada para identificar a concentração do Biodiesel na mistura. É o
Biodiesel BXX, onde XX é a percentagem em volume do Biodiesel à mistura. Por
exemplo, o B2, B5, B20 e B100 são combustíveis com uma concentração de 2%, 5%,
20% e 100% de Biodiesel, respectivamente.
A experiência de utilização do biodiesel no mercado de
combustíveis tem se dado em quatro níveis de concentração:
· Puro (B100)
· Misturas (B20 – B30)
· Aditivo (B5)
· Aditivo de lubricidade (B2)
As misturas em proporções volumétricas entre 5% e 20% são as
mais usuais, sendo que para a mistura B5, não é necessário nenhuma adaptação
dos motores.
O biodiesel é perfeitamente miscível e físico quimicamente
semelhante ao óleo diesel mineral, podendo ser usado em motores do ciclo diesel
sem a necessidade de significantes ou onerosas adaptações.
Por ser biodegradável, não-tóxico e praticamente livre de
enxofre e aromáticos, é considerado um combustível ecológico.
Como se trata de uma energia limpa, não poluente, o seu uso
num motor diesel convencional resulta, quando comparado com a queima do diesel
mineral, numa redução substancial de monóxido de carbono e de hidrocarbonetos
não queimados. (biodieselbr)
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