A geração distribuída segue
em expansão no Brasil. No entanto, chama a atenção o crescimento da modalidade
de geração remota para locação, caracterizada por usinas entre 1 e 5 MW de
capacidade instalada. Nesse modelo de negócio, o cliente pode se beneficiar de
descontos na tarifa de energia sem precisar construir sua própria usina
fotovoltaica.
Segundo pesquisa de mercado
realizada pela consultoria Greener com 33 empresas, há 370 MW em grandes usinas
solares em operação e 545 MW em construção. Esses empreendimentos somam
aproximadamente R$ 3,1 bilhões em investimento.
Adicionalmente, há 1,5 GW em
diferentes fases de desenvolvimento, cujo investimento está estimado em R$ 5
bilhões, de acordo com Márcio Takata, presidente da Greener. Os dados foram
detalhados em 17/08/2020 durante webinar e são parte da pesquisa do mercado de
energia solar no primeiro semestre de 2020.
O executivo disse que, desse total de 1,5 GW em desenvolvimento, 600 MW já estão contratados e mais 900 MW estão em fase avançada de desenvolvimento, com parecer de acesso.
Autoconsumo remoto é uma das 3 novas modalidades da geração distribuída criadas pela ANEEL em 2015 e permite que o consumidor instale seu sistema gerador em local diferente do local de consumo, desde que ambos estejam em sua titularidade e dentro da área de concessão da mesma distribuidora.
O principal benefício para o
cliente é a redução real na tarifa de energia através de descontos na conta de
luz. A pesquisa mostra que 60% das empresas oferecem desconto entre 10% e 20%,
porém há empresas que chegam a oferecer descontos de até 30% dependendo do
período de contrato e perfil do consumidor.
Dos contratos firmados, 42%
têm prazo entre 5 e 10 anos de duração, 33% acima de 10 anos e 18% de até 5
anos. Esses dados incluem tanto o autoconsumo remoto como geração
compartilhada.
A pesquisa destaca a participação importante dos clientes de telecomunicação na compra de energia solar de grandes usinas, mas também do segmento de varejo – como farmácias, padarias, supermercados, postos de combustíveis – e serviços, como bancos, academia e clínicas médicas.
Geração solar fica mais competitiva e atrai interesse de empresas.
“Um ponto importante é que
esse mercado de GD de grande porte, no modelo remoto, vem atraindo um volume
importante de investidores e consumidores, criando um mercado bastante dinâmico
no segundo semestre do ano e início de 2021”, destacou Takata. (canalenergia)
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