sábado, 10 de outubro de 2020

Brasileiro está preparado para o carro elétrico?

Especial QUATRO RODAS: estudo ouviu a opinião de milhares de brasileiros sobre carros elétricos; veja o resultado.
Os motoristas brasileiros são privilegiados por terem à disposição, e com certa folga, diferentes tecnologias de propulsão: motores a gasolina, flex, diesel, GNV e mais recentemente híbridos e elétricos.

Nem todos, porém, conhecem as vantagens e as desvantagens de cada alternativa, principalmente quando se fala das novas tecnologias de eletrificação.

Para conferir o conhecimento e a opinião dos brasileiros em relação a esse tema, fizemos a pesquisa QUATRO RODAS Carros Elétricos.

O estudo foi realizado pela Inteligência Abril em parceria com a empresa Mind Miners e ouviu 3.000 pessoas (homens e mulheres maiores de 18 anos) via web, entre os dias 13/12/2019 e 12/01/2020.

Tesla e Toyota alternam o primeiro lugar na mente do consumidor.

Os pesquisadores quiseram saber qual a primeira marca de automóveis que vem à mente do consumidor quando ele pensa em carro elétrico e o nome que surgiu foi o da Tesla, empresa que não atua no Brasil e nem é a maior fabricante de carros elétricos do mundo, mas se tornou referência quando o assunto é eletromobilidade graças a produtos inovadores como a recém-apresentada picape Cybertruck.

A Tesla foi lembrada por 26% dos entrevistados. Em segundo lugar, com 18%, veio a Toyota, que é reconhecida mundialmente, e no Brasil também, como fabricante de modelos híbridos como o Prius. Em terceiro, ficou a Fiat, com 6% das citações.

Qual é a primeira marca que vem à sua mente quando pensa em carros elétricos?

Homens - Tesla (41%)

Mulheres - Toyota (17%)

Pessoas em geral de 18 a 44 anos - Tesla (28%)

Pessoas em geral com mais de 44 anos - Toyota (23%)

Comparativo

A pesquisa apontou as principais diferenças percebidas pelos internautas entre os carros elétricos e os modelos convencionais equipados com motores que queimam gasolina, etanol ou diesel, sob diversos aspectos como desempenho, rendimento, vida a bordo, custos e impacto ambiental.

O aspecto em que houve maior concordância entre o público foi o nível de ruído do carro elétrico, reconhecido como menor por 93% dos entrevistados.

Acreditam que:

Carros elétricos reduzem a emissão de gases no perímetro urbano, deixando a cidade mais limpa - 80%.

É preciso tomar mais cuidado ao dirigir um carro elétrico, pois pedestres e ciclistas podem não ouvir a aproximação do veículo - 43%.

Carros elétricos podem poluir mais do que os movidos a combustível - 9%.

Comparado ao carro movido a gasolina, etanol ou diesel:

Carros elétricos são mais silenciosos - 93%.

Carros elétricos trazem mais conectividade e tecnologia embarcada - 78%.

O gasto com a manutenção de carros elétricos é menor - 49%.

Carros elétricos alcançam a velocidade desejada mais rápido - 47%.

Os entrevistados acreditam que:

Carros elétricos têm melhor aceleração que um convencional equivalente - 31%.

Carros elétricos têm isenção de rodízio na minha cidade (São Paulo) - 16%.

Carros elétricos têm desconto do IPVA na minha cidade (estados com desconto) - 20%.

Cidade e estrada

11% dos comentários espontâneos foram relacionados às baterias e à autonomia dos carros elétricos.

“Os modelos atuais estão projetados praticamente para utilização urbana, esquecendo que em feriados prolongados e férias a maioria tem por hábito viajar de carro com a respectiva família”, disse um dos entrevistados.

“Acredito que híbridos sejam a melhor alternativa para uso urbano e em viagens longas, podendo usar o motor como gerador e propulsor”, afirmou outro.

A pesquisa detectou também que os motoristas se sentem inseguros quanto à infraestrutura das cidades. Os mais confiantes são os moradores do Ceará, estado em que 16% afirmaram que sua cidade oferece suporte adequado (postos de recarga, oficinas especializadas etc.).

E os mais descrentes são os motoristas de Goiás, onde apenas 1% considera a infraestrutura pronta. De modo geral, a maior preocupação dos motoristas recai sobre as viagens mais longas, nas estradas.

E 94% dos motoristas consideram uma autonomia de 300 km suficiente para carros elétricos no uso diário, mas 79% acreditam que esse rendimento fica aquém do necessário nas viagens.

Os entrevistados declaram que:

Diariamente, rodam menos que a autonomia dos elétricos* - 94%.

Em viagens, rodam mais que a autonomia dos elétricos* - 79%.

Os entrevistados acreditam que:

Carros elétricos ainda NÃO têm autonomia suficiente - 35%.

Demoram muito para carregar - 32%.

Não é possível viajar com um carro elétrico - 16%.

Não atendem às necessidades atuais – 12%.

Acreditam que a cidade oferece suporte adequado para carros elétricos (postos de recargas, mecânicos especializados etc.).

Preço

O alto valor de compra dos carros elétricos foi o tema mais comentado espontaneamente pelos entrevistados. Pensando na intenção de compra, a pesquisa levantou qual seria a pretensão dos consumidores em dois cenários: No primeiro, o carro elétrico figurava com preço ao menos 60% mais caro que seu similar convencional.

O resultado foi que mais da metade do universo dos entrevistados não compraria um carro elétrico. No segundo caso, com o carro elétrico tendo preço equivalente ao de um modelo convencional, 75% dos entrevistados mudaram de ideia, respondendo que provavelmente comprariam.

Carro Elétrico 60% mais caro – Comprariam um carro elétrico – Preço equivalente Elétrico X Convencional

Conclusão

A pesquisa dividiu os motoristas em quatro grupos. O grupo Baixo Conhecimento é formado por dois subgrupos: os que se julgam desinformados, mas acreditam que o carro elétrico será bom para o meio ambiente, e os que desconfiam não haver interesse das empresas e do governo nesse tema.

O grupo Futuro inclui motoristas que entendem que a tecnologia ainda não está consolidada. Entre eles há alguns que são apaixonados pelos roncos dos motores a combustão.

Os Entusiastas são os que gostam de tecnologia e uma parte deles espera ter um carro assim um dia.

E entre os Pessimistas há os que acreditam que os carros elétricos não são a solução ideal e os que apostam em outras tecnologias. Os dois primeiros, Baixo Conhecimento e Futuro, são os que reúnem o maior contingente de pessoas, enquanto Entusiastas e Pessimistas são minoria.

Carro elétrico no Brasil precisa de mais incentivo.

Baixo Conhecimento

Não é a solução ideal devido a infraestrutura, matriz energética ou sustentabilidade das baterias.

Apostam em outras alternativas como híbrido ou hidrogênio.

Futuro

Julgam-se desinformados. Em geral, acreditam que será bom para o meio ambiente.

Julgam que não existe informação por interesse de grandes empresas e governo. São desconfiados.

Entusiastas

Valor investido precisa diminuir.

Tecnologia e infraestrutura precisam evoluir.

Apaixonados por barulho.

Pessimistas

Experiência aprovada com elétrico ou híbrido.

Aguardam a oportunidade para ter o seu elétrico.

(4rodas)

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