sexta-feira, 2 de outubro de 2020

Usina Termoelétrica Porto do Sergipe I inaugurada em Sergipe

Usina Termoelétrica Porto do Sergipe I será inaugurada pelo Governo do estado e Centrais Elétricas de Sergipe (Celse).

Usina termoelétrica Sergipe. 

Cerimônia contará com a presença do Presidente Bolsonaro entre outras autoridades para inaugurar oficialmente uma das maiores usinas termoelétricas da América Latina, a UTE Porto Sergipe I.

O Governo do Estado de Sergipe e a companhia Centrais Elétricas de Sergipe (Celse), uma sociedade Golar Power e EBrasil, vão inaugurar oficialmente a Usina Termoelétrica Porto do Sergipe I, localizada em Barra dos Coqueiros/SE, em evento realizado em 17/08/2020.

A UTE Porto Sergipe I, que entrou em operação comercial em março deste ano, tem potência de 1551 MW e capacidade para suprir 15% da demanda de energia do Nordeste, o que faz ser considerada uma das maiores usinas termoelétricas da América Latina.

A unidade utiliza o gás natural como combustível, que é levado para Sergipe na forma de gás natural liquefeito (GNL) e regaseificado na Unidade Flutuante de Armazenamento e Regaseificação (FSRU).

Complexo Termoelétrico Porto de Sergipe I

A cerimônia contará com a participação do governador de SE, Belivaldo Chagas e do Ministro de Minas e Energia, Bento Costa Lima Leite de Albuquerque Junior e a presença do presidente Jair Bolsonaro, além de outras autoridades. Durante o evento, haverá o descerramento da placa comemorativa, marcando a inauguração oficial da Usina.

A inauguração da Usina Termoelétrica reforça perspectivas de Sergipe como polo de desenvolvimento no Nordeste

Sergipe está sendo considerado um estado propício para o desenvolvimento de negócios e investimentos. Dentre outras diretrizes, o estado tem se relacionando muito bem à proposta do Novo Mercado de Gás, iniciativa do Governo Federal.

Atualmente, Sergipe possui o primeiro terminal privado de GNL, que faz parte do projeto da Usina Termoelétrica Porto do Sergipe I, com até 21 milhões de m³/dia de capacidade de regaseificação e possibilidade para atender grandes demandas de GNL e gás natural.

As expectativas são que o estado de Sergipe terá, na próxima década, uma grande oferta de gás para ser utilizado através da exploração e produção de petróleo e gás offshore no litoral do estado. (clickpetroleoegas)

Nenhum comentário: