Individualmente, os modelos diesel ainda são mais numerosos com aproximadamente 34,8% do mercado. Contudo, se forem somados todos os veículos com algum nível de eletrificação (elétricos puros, híbridos e híbridos plug-in) a situação muda com quase 39% do total – 1,12 milhão – de veículos registrados.
"Esse é um fato que poucos teriam imaginado há dez anos", destacou o diretor da OFV, Øyvind Solberg Thorsen, em comunicado. "A eletrificação (...) está progredindo a um ritmo constante e a Noruega está se movendo rapidamente para o objetivo de se tornar o primeiro país do mundo cuja frota de automóveis estará dominada por automóveis elétricos", acrescentou.
A expectativa da OFV é que os
elétricos puros assumam o topo do pódio em 2026. O número de veículos de
passeio a diesel na frota norueguesa vem caindo desde 2017 quando atingiu o
pico com 1,2 milhão de unidades.
O país escandinavo quer já no
ano que vem – dez anos antes do objetivo fixado pela União Europeia – todos os
novos carros vendidos em seu mercado sejam zero emissões; ou seja,
essencialmente elétricos e uma pequena parte de carros a hidrogênio.
94,3% dos novos carros
vendidos em agosto foram totalmente elétricos. Em parte, porque as autoridades
do país adotaram incentivos tributários mais favoráveis aos elétricos puros do
que aos híbridos ou aos modelos equipados com motores de combustão interna.
O sucesso na Noruega contrasta com as dificuldades em outras partes da Europa, onde, ao longo do ano, as vendas de carros elétricos representam 12,5% do total.
Carros elétricos superam os movidos a gasolina na Noruega
Pela primeira vez, um país consegue ampliar frota de carros elétricos a ponto de ultrapassar modelos a gasolina. Incentivos governamentais foram fundamentais para transição. (biodieselbr)
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