Brasil ultrapassa a marca de
10 mil eletropostos, aponta ABVE.
Um dos mais de 8.800 pontos
de recarga instalados no Brasil: equipamentos são oportunidade para empresas de
GD.
Com 13.265 veículos leves
eletrificados vendidos em setembro, 2024 se consolida como mais um ano de
evolução expressiva da eletromobilidade no Brasil, com o crescimento
concomitante da infraestrutura de recarga elétrica pública, que já superou a
marca simbólica de 10 mil eletropostos em agosto.
“Mais uma vez, os números
confirmam as nossas avaliações: o aumento das vendas de veículos eletrificados
está puxando um amplo ecossistema de empresas associadas à eletromobilidade nas
principais regiões do país” diz o presidente da Associação Brasileira do
Veículo Elétrico (ABVE), Ricardo Bastos.
“A expansão desse ecossistema
está gerando empregos, renda e investimentos, não apenas na produção de
veículos, mas também na fabricação de equipamentos e componentes, peças,
softwares e prestação de serviço”, acrescenta.
No acumulado de janeiro a
setembro de 2024, foram emplacados 122.548 veículos leves eletrificados, o que
representa uma evolução de 113%, na comparação com o mesmo período de 2023
(57.510 veículos).
A três meses do fechamento do
ano, a média mensal de vendas de eletrificados se encontra em 13.616, o que
indica que o total anual deverá ultrapassar a projeção de 150 mil unidades. Com
isso, a frota brasileira de eletrificados deve ficar próxima da marca de 400
mil veículos.
Os veículos plug-ins tiveram um aumento de 56,83% em comparação com agosto de 2023 (8.458 veículos). O ano de 2024 tem registrado vendas expressivas dos veículos eletrificados, principalmente dos veículos plug-in, os 100% elétricos (BEV), e os híbridos com recarga externa (PHEV).
Brasil chega a marca de 10 mil eletropostos e 120 mil carros elétricos vendidos no Brasil.
Infraestrutura de recarga
O aumento da infraestrutura
de recarga tem permitido que os veículos elétricos (BEV e PHEV) ganhem força e
aumentem sua participação no mercado automotivo brasileiro. Em relação aos
eletrificados, os veículos elétricos respondem por 70% das vendas realizadas no
período de janeiro a setembro de 2024 (86.326 veículos). Já os veículos
plug-ins tiveram um aumento de 56,83% em comparação com agosto de 2023 (8.458
veículos).
Segundo Tupi Mobilidade, o
número de eletropostos no Brasil saltou de 350 até dezembro de 2020 para 2.955
em dezembro de 2022, 4.300 até dezembro de 2023 e 10.622 em agosto de 2024.
Só na ABVE encontram-se
associadas 58 empresas relacionadas com a infraestrutura de recarga, que atuam
fortemente na cadeia produtiva da eletromobilidade, gerando empregos e trazendo
investimentos para o país.
Em recente pesquisa realizada pela associação, para o 1º Anuário da Cadeia Produtiva, que será lançado em breve, as empresas relacionadas ao setor de infraestrutura são as que mais apresentaram planos de investimentos para os próximos três anos no país.
Tecnologias
Em setembro, foram vendidos
4.699 veículos 100% elétricos (BEV), com 35,4% de participação em relação ao
total de eletrificados. Na comparação com agosto, houve um decréscimo de 8,1%
nos emplacamentos. Em relação a setembro de 2023 (1.830 veículos), há um
crescimento notável de 156,8%.
Já os veículos híbridos
plug-in (PHEV), totalizaram o mês com 4.869 unidades vendidas, com uma
participação de mercado de 36,7%. Em relação ao mês de agosto (5.781 veículos),
houve uma retração de 15,8%; já na comparação com agosto de 2023 (8.458
veículos) há aumento de 60,8%.
Os HEV convencionais
(elétricos não plug-in a gasolina ou diesel) ficaram com 9,3% das vendas (1.235
veículos); os HEV FLEX, com 11,6% (1.540 veículos) e os micro híbridos (MHEV),
com 7,0% (922 veículos).
No acumulado 2024 (janeiro a
setembro), a participação de mercado dos eletrificados por tecnologia é a
seguinte:
- BEV: 45.721 (37,31%)
- PHEV: 40.605 (33,13%)
- HEV: 10.929 (9,3%)
- HEV FLEX: 15.838 (11,6%)
- MHEV: 9.455 (7,0%).
Em todo o Brasil serão muito mais de 10 mil eletropostos até 2025.
Geografia da eletromobilidade
A região Sudeste é a líder
nas vendas de veículos elétricos (BEV e PHEV). Em relação ao crescimento de
mercado, as regiões que mais se destacam são Norte, Nordeste e Centro-Oeste.
As capitais dessas nessas
regiões lideram as vendas de elétricos, e estão contribuindo para que a
eletromobilidade seja um processo amplo, não restrita somente à região Sudeste.
O estado do Maranhão, por exemplo, foi o que apresentou maior evolução de infraestrutura de recarga. Em março eram 40 pontos disponíveis, e em cinco meses houve um crescimento de 172,5%. Hoje, são 109 pontos disponíveis no estado.
Em relação aos municípios, o destaque de vendas ainda são as capitais:
- 1º São Paulo: 1.764
- 2º Brasília: 986
- 3º Rio de Janeiro: 619
- 4º Belo Horizonte: 410
- 5º Curitiba: 370
No processo de interiorização
dos veículos leves eletrificados (excluídas as capitais) os municípios destaque
são:
- 1º Campinas/SP: 199
- 2º Ribeirão Preto/SP: 101
- 3º São José do Rio
Preto/SP: 97
- 4º Criciúma/SC: 86
(pv-magazine-brasil)
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