terça-feira, 8 de outubro de 2024

Mercedes inicia produção de caminhão elétrico com 500 km de autonomia

Ao todo, foi uma jornada de 45 dias em 22 países diferentes, com início e fim em Frankfurt, na Alemanha. O trajeto incluiu paradas a cada 500 km para recarregar as baterias. Segundo a Mercedes, um protótipo percorreu 15.269 km e o outro 15.939 km. O consumo médio registrado foi de 103 kWh por 100 km.
O movimento de investir na eletrificação não acontece apenas no mundo dos carros. Aliás, já é uma prática bem estabelecida no setor dos pesados. A Mercedes-Benz, por exemplo, trabalha com caminhões elétricos como o novo eActros 600, apresentado pela primeira vez em 2023. Agora, o modelo ganhará produção em série no final de novembro, na fábrica de Wörth, na Alemanha.

Autoesporte foi conhecer o modelo de perto durante o IAA Transportation 2024, que aconteceu no mês de setembro/24 em Hannover (Alemanha). De acordo com a Mercedes, desde o início das vendas no final do ano passado, já houve registro de 2.000 pedidos. As primeiras unidades estão previstas para serem entregues ainda neste ano. O preço, entretanto, não foi revelado.

O eActros 600, diga-se de passagem, é o caminhão de maior autonomia da marca alemã. São 531 km de alcance com apenas uma carga, graças ao pacote de três baterias individuais com capacidade combinada de 621 kWh. Ou seja, só fica atrás do Tesla Semi, que tem baterias de 900 kWh e pode rodar até 800 km.

Para um efeito de comparação mais palpável, o recém-lançado Chevrolet Blazer, que consegue rodar até 481 km com uma só carga, é equipado com uma bateria com uma das maiores capacidades do mercado brasileiro: 102 kWh.

No caso do caminhão da Mercedes, elas são de LFP (fosfato de ferro-lítio) e podem ser carregadas em estações rápidas de até 400 kW. No entanto, futuramente, o modelo também aceitará o carregamento de megawatts, já utilizado no modelo da Tesla. Dessa forma, a promessa é recuperar de 20% a 80% de carga em cerca de 30 minutos, segundo a Daimler Truck – braço de Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz.

Com esse nível de carregamento, e considerando a pausa de descanso onde o motorista colocaria o caminhão em uma estação de recarga, seria possível cumprir uma viagem de mais de 1.000 km sem dificuldades. Par dar uma ideia dessa distância, é o mesmo que ir de São Paulo a Brasília. Na realidade europeia, esse trajeto seria suficiente para sair de Berlim e ir até Paris.

Autonomia que equivale modelos a diesel

O eActros 600 foi projetado como uma alternativa aos modelos a diesel, que podem percorrer até 1,2 milhão de quilômetros ao longo de 10 anos, de acordo com a Daimler. A promessa da fabricante é que, mesmo após esse período, a integridade das baterias do similar elétrico ainda esteja acima dos 80% do total.

O resultado dessa conta foi constatado durante um teste da Mercedes-Benz com dois protótipos do eActros 600. Ambos partiram em uma viagem de mais de mais de 15 mil km pela Europa. Ao todo, foi uma jornada de 45 dias em 22 países diferentes, com início e fim em Frankfurt, na Alemanha.

O trajeto incluiu paradas a cada 500 km para recarregar as baterias. Segundo a Mercedes, um protótipo percorreu 15.269 km e o outro 15.939 km. O consumo médio registrado foi de 103 kWh por 100 km. Com diesel, seria um consumo próximo de 10 km/l, números difíceis de serem alcançados, ainda mais considerando o peso da carga. A velocidade ficou entre 52 km/h e 82 km/h durante a viagem.

Elétrico Mercedes-Benz eActros Long Haul roda 500 km e chega em 2024

Como é o eActros 600?

Agora, falando em desempenho, o Mercedes-Benz eActros 600 é equipado com dois motores elétricos de 536 cv de potência montados em um único eixo e que podem alcançar um pico temporário de 804 cv. O câmbio, por sua vez, é automático de quatro marchas.

O caminhão tem peso bruto total combinado, ou seja, a do cavalo mecânico, implementos e a carga máxima, de 44 toneladas. A carga útil é de 22 toneladas e há versões 6x2 e 4x2.

O habitáculo traz um design simples, mas é tecnológico. No painel, são duas telas que correspondem ao painel de instrumentos e a central multimídia. Além disso, há recursos de segurança ativa como frenagem automática de emergência, detecção de pedestres e ciclistas, alerta de colisão frontal, entre outros. Um ponto interessante são os quatro radares e uma câmera de 270°. (biodieselbr)

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