Entenda
o que é o combustível do futuro e o que muda para gasolina e diesel dos postos
O
presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou em 08/10/24 a Lei do
Combustível do Futuro (PL 528/2020), onde se estabelece o aumento da mistura de
etanol e de biodiesel à gasolina e ao diesel, respectivamente.
Em
meio à luta contra as mudanças climáticas, o combustível do futuro prevê que o
Brasil evite a emissão de 705 milhões de toneladas de dióxido de carbono (CO2)
até 2037.
Texto também institui o marco regulatório para a captura e a estocagem de carbono e destrava investimentos que somam R$ 260 bilhões.
Combustível do Futuro pode gerar investimentos de R$ 30 bi, calcula Abiogás
IBP
faz alertas para superposição com Renovabio e falta de prazo final para
programa de biometano.
A
presidente da Associação Brasileira do Biogás, Renata Isfer, comemorou a sanção
do programa Combustível do Futuro, pelo presidente Lula em 08/10/2024. Em sua
avaliação o novo marco regulatório faz com que o país dê um passo decisivo rumo
a autossuficiência energética e ao desenvolvimento autossustentável.
Na
prática, a quantidade de mistura de etanol à gasolina aumenta, passando dos
27,5% máximos atualmente para a margem de 22% a 27%, podendo chegar a 35%.
Já
a quantidade de biodiesel adicionada ao diesel vendido ao consumidor final
subirá 1 ponto percentual a cada ano, ou seja, para 15% em 2025 até chegar em
20% em 2030.
Além
disso, a lei também cria programas nacionais de diesel verde, de combustível
sustentável para aviação e de biometano.
A partir de 2027, os operadores aéreos serão obrigados a usar o combustível sustentável de aviação para reduzir em 10% as emissões de gases do efeito estufa nos voos domésticos até 2037, no chamado de Programa Nacional de Combustível Sustentável de Aviação.
Lula sancionou Programa Combustível do Futuro
Programa
tem o potencial de destravar investimentos de R$ 260 bilhões e investirá na
produção de biometano, SAF e diesel verde.
(cnnbrasil)
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