domingo, 20 de outubro de 2024

Estado de RJ conta com amplo potencial de renováveis

Os destaques ficam por conta do gás natural, biometano e biogás.
Ocupando o primeiro lugar no ranking de produção de gás natural do Brasil, o Rio de Janeiro corresponde a 76% da produção de todo o país, seguido pelos estados do Amazonas, com 9% e São Paulo com 8%.

Com potencial elevado para o desenvolvimento de energias renováveis, o estado alcançou a marca de 1.189,5 MW, de potência instalada de geração solar fotovoltaica, com 129 mil sistemas solares.

Outro destaque do estado do Rio de Janeiro é ser o maior produtor nacional de biometano, com produção de 42 milhões de m3/ano.

Governo do Rio apresenta projetos sustentáveis no Rio Oil & Gas.e.

Evento, um dos maiores do setor de energia no mundo, ocorreu até 26/09/24.

O Rio de Janeiro recebeu o Rio Oil & Gas.e 2024, um dos maiores eventos de energia do mundo.

O Rio de Janeiro, um dos protagonistas globais na produção de petróleo e gás, além de líder na transição para energias sustentáveis, sediou o Rio Oil & Gas.e 2024, um dos maiores eventos de energia do mundo. O evento aconteceu no Boulevard Olímpico e conta com a participação do Governo do Estado, que apresenta seus projetos inovadores e sustentáveis por meio da Secretaria de Energia e Economia do Mar, em seu estande no Pavilhão Kobra.

O governador Cláudio Castro ressaltou a importância estratégica do estado no cenário global de energia. “Hoje, o Rio de Janeiro é uma referência internacional. Se fosse um país, seria o 10º maior produtor de petróleo do mundo. Além disso, 76% da produção nacional de gás natural passa pelo nosso território. Estamos avançando na transição para energias limpas e segura, o que nos coloca em uma posição de destaque para atrair novos investimentos”, destacou.

Sustentabilidade e transição energética

O Rio de Janeiro também se consolida como líder em energias limpas e de transição. O estado é o maior consumidor de Gás Natural Veicular (GNV) no Brasil, além de ser o maior produtor de biometano e o segundo maior produtor de biogás no país.

Outro destaque são os 15 projetos de energia eólica offshore em fase de licenciamento no IBAMA. No setor de energia solar, o Rio ocupa uma posição de destaque no cenário nacional, estando entre os dez primeiros estados com maior potência instalada no Brasil.

Perspectivas para o futuro

A participação do Rio de Janeiro na Rio Oil & Gas.e reforça sua posição de liderança e sua capacidade de atrair investimentos para o setor de energia. Com um vasto potencial para a produção de energias renováveis, o estado tem se preparado para ser um dos protagonistas da transição energética mundial.

Energia e economia do mar

Um dos destaques apresentados no Rio Oil & Gas.e 2024 é o programa Corredores Sustentáveis. A iniciativa foi criada para que veículos pesados abasteçam com gás natural e biometano, em substituição ao diesel. O projeto já conta com 11 postos adaptados para que caminhões e ônibus trafeguem entre os estados do Rio de Janeiro e de São Paulo, emitindo menos gases do efeito estufa e gerando menos poluição sonora.

No estande da secretaria ainda há um simulador de asa-delta para que o público faça um sobrevoo e conheça as várias etapas do processo de produção de energia eólica offshore. Os visitantes também poderão consultar um painel com informações sobre petróleo, gás natural e energias renováveis no Rio de Janeiro, além de participar de palestras com especialistas da secretaria e com convidados, que falarão sobre alguns projetos da instituição e o panorama da energia no Estado do Rio.

No estande da secretaria ainda há um simulador de asa-delta para que o público faça um sobrevoo e conheça as várias etapas do processo de produção de energia eólica offshore. (jornalatual)

Nenhum comentário: