sábado, 14 de maio de 2011

‘Césio. O brilho da morte’

‘Césio. O brilho da morte’ é um dos finalistas do 1º Festival Internacional de Filmes sobre Energia Nuclear.
O filme “Césio 137. O brilho da morte”, do Diretor Luiz Eduardo Jorge (2003, 24 min), que fala sobre o maior acidente nuclear do Brasil, 1987, é um dos sete finalistas do 1º Festival Internacional de Filmes sobre Energia Nuclear – Urânio em Movi(e)mento, no Rio de Janeiro. Um juri de cineastas, cientistas e jornalistas escolheu os finalistas entre 34 selecionados, para competir nos prêmios de melhor curta e melhor longa metragem do Festival.
“O filme ‘Césio. O brilho da morte’ é um filme contundente”, diz João Luiz Leocádio. Este filme questiona a competência das autoridades brasileiras sobre a segurança nuclear. Isso precisa ser discutido na sociedade brasileira. “O filme revela que além da questão das usinas nucleares como Angra 1 e 2, o Brasil precisa discutir também sobre o lixo nuclear das hospitais, dos centros de radiologia! Isto é uma coisa que pode afetar todo brasileiro, do Oiapoque ao Chuí”, diz o Diretor Geral do Festival, o jornalista ambiental Norbert G. Suchanek.
Os outros finalistas são: “The Return of Navajo Boy (O Retorno do Menino Navarro), EUA, 2008, 57 min, do Diretor Jeff Spitz. O filme fala sobre o Território do Povo Navarro (Diné), no Arizona e Novo México e sobre a história da mineração de urânio nas décadas de 1940 e 1950. Até hoje o povo Navarro está sofrendo com as consequências graves da radiação e com os resíduos radioativos que poluem a terra, a água e o ar. É uma première latino americana.
Into Eternity (Ao Infinito), Dinamarca, 2009, 75 min., do Diretor Michael Madsen. O filme questiona se um depósito seguro de lixo radioativo das usinas nucleares é realmente possível. Quem vai proteger este lixo por cem mil anos?
Beating the Bomb (Combate à Bomba), Inglaterra, 2010, 71 min, do Diretor Wolfgang Matt e Meera Patel. Um filme sobre o movimento pela paz na Inglaterra contra a bomba atômica. Première latino americana.
Tchernobyl, une histoire naturelle? (Chernobyl, uma história natural?), França, 2010, 90 min, do Diretor Luc Riolon. O filme mostra o acidente nuclear de 26 de abril de 1986 na Ucrânia e o que aconteceu com a natureza neste lugar mais de 20 anos depois.
Om bergen faller sönder (Embaixo da Terra), Suécia, 2010, 35 min, da Diretora Klara Sager. Um filme sobre uma comunidade numa natureza lindíssima do norte da Suécia e uma empresa de mineração internacional em fase de prospecção para instalar uma futura mineração de urânio. Première latino americana.
Climate of Hope (Clima de Esperança), Austrália, 2007, 30 min., dos Diretores Scott Ludlam e Jose Garcia. Este filme mostra o ciclo nuclear, da mineração de urânio até a usina nuclear e a sua relação com o efeito estufa. Première latino americana.
O último selecionado é um filme latino americano da Costa Rica.
Urânio 238: La Bomba Sucia del Pentágono (A Bomba Suja do Pentágono), 2009, 28 min, do Diretor Pablo Ortega. O filme fala sobre um assunto nuclear que está pouco conhecido mundialmente: foguetes e bombas com urânio empobrecido que são radioativos e usados pelos EUA em guerras internacionais, como as guerras no Iraque e a atual guerra na Líbia. As consequências de uso destas bombas são terríveis para a população local e os próprios soldados que fazem uso delas. Importante mencionar que no último mês de abril, o governo da Costa Rica se tornou o segundo governo do mundo a banir este tipo de munição. Urânio 238 é uma prémière brasileira.
Os jurados são:
João Luiz Leocádio, Professor do Departamento de Cinema & Vídeo da UFF, Coordenador do Laboratório de Vídeo Educativo do NUTES / UFRJ; Dawid Bartelt, Diretor da Fundação Heinrich Boell, Escritório Brasil; Angelo Antônio Duarte, Jornalista, especializado em Fotografia, Linguagem e Expressão e Professor do Curso Técnico de Audiovisual da Escola Técnica Estadual Adolpho Bloch – FAETEC; Marco Fadiga, Produtor Caju Filmes e Diretor Técnico do 1º Festival Internacional de Filmes sobre Energia Nuclear, Norbert G. Suchanek, Jornalista, especializado em Meio Ambiente, Documentarista e Diretor Geral do 1º Festival Internacional de Filmes sobre Energia Nuclear. (EcoDebate)

Nenhum comentário: