segunda-feira, 16 de maio de 2011

Nucleares americanas precisam de verba

Nuclear: EUA precisam de US$ 1 bilhão em pesquisa
Um estudo recém-divulgado pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT) calcula que os Estados Unidos necessitam de US$ 1 bilhão por ano para investir em pesquisa e desenvolvimento (P&D) e programas de infraestrutura na área de energia nuclear. O relatório “The Future of Nuclear Fuel Cycle”, apesar de ter sido publicado em 26 de abril (após o acidente nuclear no Japão, em março), defende que essa fonte de energia continuará sendo um importante componente na matriz energética norte-americana.
O MIT recomenda que o foco principal em P&D deva ser no aprimoramento dos projetos de reatores de água leve, para aumentar a eficiência no uso dos combustíveis e reduzir os custos de futuros reatores. Segundo o estudo, os reatores de água leve, os mais comuns em uso nos Estados Unidos, continuarão sendo a opção preferida no país pelas próximas décadas.
O documento aponta a necessidade no país de depósitos centralizados de lixo atômico de longo prazo, mas pondera que o armazenamento provisório do material nuclear poderá continuar sendo feito em usinas e outras instalações. “O planejamento da gestão de armazenamento de longo prazo de combustível nuclear usado — por cerca de um século — deve ser uma parte integral do planejamento do ciclo de combustível nuclear. Apesar de o armazenamento administrado ser considerado seguro para esses períodos, um programa de P&D deve se dedicar a confirmar e estender o prazo de transporte e armazenamento seguro”, recomenda o MIT. (ambienteenergia)

Nenhum comentário: