terça-feira, 24 de maio de 2011

Energia Solar

Surgimento da Energia Solar
A ideia de converter a energia solar em energia eléctrica surgiu em 1839 quando foi descoberto o efeito fotovoltaico, mas cuja utilização prática só evoluiu na segunda metade do século XX, sendo a base dos atuais painéis solares. A mais recente inovação é o sistema "DoubleSun" que funciona como dois Sóis, pois um conjunto de espelhos altamente reflectores orientados para os painéis fotovoltaicos, que se movimentam ao longo do dia para manter os raios solares verticais aos painéis, permite uma concentração das radiações de modo a duplicar a produção de electricidade.Os painéis solares térmicos instalados nas habitações aproveitam o calor necessário para aquecer a água e dar apoio aos sistemas de aquecimento central.
Uso da energia solar no Brasil já é lei
Devido às grandes vantagens que possui, não só econômicas, como ambientais, a energia solar - uma fonte limpa e inesgotável - se apresenta cada dia mais como a grande solução energética para o planeta. Esta nova alternativa tem crescido significativamente durante os últimos anos, devido à crise do petróleo e das hidrelétricas. Com o intuito de difundir esta ideia, ensinar e tirar dúvidas sobre o uso de energia solar no País surgiu a iniciativa “Cidades Solares”, uma parceria entre a ONG socioambiental Vitae Civilis e a Diretoria Solar da Abrava. O conceito de Cidade Solar já é propagado no mundo inteiro e têm diversas iniciativas, que incluem incentivos financeiros, legislações, diretrizes e normas para a promoção do uso de tecnologias solares.
Vantagens da Energia Solar
A energia solar é utilizada por não poluir durante seu uso e por não emitir gases de efeito estufa. O que pode poluir é a fabricação dos painéis, mas essa poluição é controlável e compensada, se levarmos em conta que o tempo de vida dos painéis pode se estender por varias décadas. Geralmente os fabricantes dão garantia de uso de aproximadamente 25 anos.  Quando chega o fim da vida útil os painéis podem ser desmontados. As células (a parte mais importante e cara do painel) podem ser reprocessadas e utilizadas de novo. Os restantes materiais, como vidro e caixilho, seguem o habitual circuito de reciclagem. Porem, uma dificuldade da expansão desse sistema era o alto custo dos paineis, mas essa realidade vem mudando, uma vez que o valor dos painéis vem decaindo e  tornando um atrativo para quem quer se torna adepto desse uso.
A manutenção é mínima, não são necessárias linhas de transmissão, nem equipamentos e técnicos altamente especializados, ideal para regiões isolada. Para o Brasil, por ser um país tropical, é viável a utilização dessa energia, pois seu território tem grande incidência de raios e calor solar durante todo o ano. Temos que aproveitar essa fonte de energia, ela não polui e tem uma matéria prima inesgotável.
A energia solar é ideal para a uma sociedade como a nossa, que precisa da energia elétrica para manter seu modelo de civilização, e ao mesmo tempo precisa da natureza para perpetuar a espécie humana. Devemos usar a nossa capacidade de aproveitar os recursos disponíveis na natureza utilizando a tecnologia e a inteligência que possuímos. Assim preservamos o ecossistema e a forma de vida que escolhermos ter. (energiasolar104)

Nenhum comentário: