terça-feira, 24 de maio de 2011

Chaminés Solares: menos consumo

Uma pesquisa do Centro de Ciências Exatas da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), em São Paulo, permitiu o desenvolvimento da chaminé solar, uma técnica de arquitetura bioclimática que funciona como uma espécie de coletor solar, podendo ser instalada para aumentar a ventilação natural em residências ou escritórios. O estudo foi realizado pelo professor Maurício Roriz e seus orientandos Fernando Sá Cavalcante e Letícia de Oliveira Neves.
A chaminé solar é uma das técnicas da arquitetura bioclimática, assim como as coberturas “verdes” (uso de vegetação sobre as coberturas das edificações), a refrigeração evaporativa (sistema natural de resfriamento baseado na evaporação da água) e a inércia térmica do solo e dos sistemas construtivos (que guarda o calor nas horas quentes para combater o frio das madrugadas, ou vice-versa).
Por meio da pesquisa, o professor criou o software batizado de Chaminé, capaz de calcular a ventilação provocada por diferentes situações de uma chaminé solar, contém dados climáticos de mais de 300 cidades de todo o país e pode ser baixado gratuitamente no endereço www.roriz.eng.br/download_6.html (ambienteenergia)

Nenhum comentário: