sábado, 14 de maio de 2011

UE não tem acordo em testes de usinas

UE (União Europeia) não tem acordo sobre testes de resistência em usinas
Bloco quer fazer testes nucleares mais amplos, mas França lidera os descontentes e quer mudanças.
Usina nuclear na Inglaterra: europeus não entraram em acordo sobre os testes
Bruxelas - A Comissão Europeia (órgão executivo da União Europeia) e os países da UE não conseguiram fechar um acordo em 12/05 sobre os critérios e a metodologia que serão aplicados aos testes de resistência nas usinas nucleares devido a divergências em relação a questões como terrorismo e ciberataques.
Bruxelas e os organismos reguladores de segurança nuclear dos países comunitários voltarão a se reunir na quinta e na sexta-feira da semana que vem em Praga, informou a Comissão Europeia ao término do encontro em comunicado.
O Executivo comunitário defende que a avaliação deve ser a mais ampla possível e incluir os desastres de origem humana e seus resultados públicos, enquanto alguns países, como a França, se mostram reticentes a essas medidas.
A Comissão Europeia se limitou a dizer que "as discussões continuarão" e que constatou "avanços", apesar de não se ter chegado a um acordo.
A necessidade de revisar a segurança das centrais europeias começou a ser discutida após o início da crise nuclear de Fukushima (Japão), com a intenção de evitar um acidente similar na Europa. (exame)

Nenhum comentário: