A start-up suíça Sun-Ways vai
instalar painéis perto da estação ferroviária de Buttes, no oeste do país, em
maio, aguardando a aprovação do Departamento Federal de Transportes.
Como a crise climática exige
uma aceleração da transição energética, os criadores destes painéis solares
removíveis têm visto um novo potencial em superfícies incomuns.
Bermas de estradas,
reservatórios e quintas são alguns dos espaços usados para a instalação dos
painéis solares. E a alemã Deutsche Bahn também está a experimentar colocar
células solares fotovoltaicas nas travessas de caminho-de-ferro.
Mas a Sun-Ways é a primeira a
patentear um sistema removível, com a ajuda da Escola Politécnica Federal de
Lausanne (EPFL).
“Essa é a inovação”, disse o cofundador Baptiste Danichert ao site de notícias Swissinfo. E é crucial, pois os carris precisam ser limpos de tempos a tempos para trabalhos essenciais de manutenção.
Como os painéis solares são instalados nos carris?
A empresa suíça, com sede na
cidade ocidental de Ecublens, desenvolveu um sistema mecânico para instalar os
seus painéis solares removíveis.
Um comboio desenvolvido pela
empresa suíça de manutenção de trilhos Scheuchzer percorrerá os carris,
colocando os painéis fotovoltaicos ao longo do trajeto. É “como desenrolar um
tapete”, diz Sun-Ways.
A eletricidade produzida pelo sistema fotovoltaico irá para a rede elétrica e será usada para alimentar casas, já que usá-la nas operações ferroviárias seria um processo mais complicado.
Primeiro ‘tapete’ de painel solar do mundo instalado em trilhos de trem pode gerar eletricidade de forma inovadora.
Empresa da Suíça desenvolve
‘tapete’ de painel solar que pode ser instalado nos trilhos de trem. Além de
gerar eletricidade, o equipamento pode ser facilmente removido para
manutenções.
Assista ao vídeo: https://youtu.be/WBOE4S9LLwM
Quanta energia podem produzir
os painéis solares nas linhas ferroviárias?
A start-up tem grandes
ambições para a sua eco-inovação. Em teoria, os painéis poderiam ser
implantados em toda a rede ferroviária suíça de 5.317 quilómetros. As células
fotovoltaicas cobririam uma área do tamanho de 760 campos de futebol.
A Sun-Ways estima que a rede
ferroviária nacional poderia produzir um Terawatt/hora (TWh) de energia solar
por ano, o equivalente a cerca de 2% do consumo total de energia da Suíça.
A empresa ambiciona
expandir-se depois para a Alemanha, Áustria e Itália.
"Existem mais de um
milhão de quilómetros de linhas ferroviárias no mundo", disse Danichert à
Swissinfo.
“Acreditamos que 50% das ferrovias
do mundo poderiam ser equipadas com o nosso sistema”.
No entanto, a empresa ainda
tem muito a provar com o seu projeto-piloto perto de Buttes. A União
Internacional dos Caminhos-de-Ferro teme que os painéis possam sofrer
microfissuras, aumentar o risco de incêndios em áreas verdes e até distrair os
maquinistas com reflexos.
A Sun-Ways diz que os seus
painéis são mais resistentes que os convencionais e que podem ter um filtro
anti-reflexo para "proteger" os olhos dos maquinistas.
Os sensores embutidos também garantem que funcionam corretamente, enquanto as escovas presas no final dos comboios podem remover a sujidade da superfície dos painéis.
Alguns apontaram que o gelo e a neve podem impedir que os painéis horizontais sejam úteis, mas a Sun-Ways diz estar a trabalhar num sistema para derretê-los. (yahoo)
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