“Na verdade, estamos
queimando plantações e tornando os alimentos muito caros”, disse Dorab Mistry,
diretor da Godrej International, que comercializa óleos há quatro décadas. “A
Mãe Natureza está levantando a mão e praticamente nos forçando a parar” de
fazer isso, disse ele em entrevista.
Os modelos climáticos apontam para uma mudança para um padrão climático de El Nino este ano, após vários anos de La Niña. O evento El Nino normalmente traz tempo seco para a região do Pacífico oriental, secando plantações de óleo de palma na Indonésia e na Malásia e campos de trigo no leste da Austrália. Isso foi depois que La Niña trouxe chuvas e enchentes.
A ameaça à produção surge no momento em que a demanda global por biodiesel feito de óleo de palma e outros óleos está crescendo, à medida que os países buscam uma alternativa aos combustíveis fósseis.
Os governos de Estados
Unidos, Brasil, Europa e Índia querem aumentar o uso de combustíveis vegetais.
Apenas no mês passado, a Indonésia, o maior fornecedor de óleo de palma,
implementou um programa para usar uma mistura de 35% de óleo de palma no diesel
vendido no país.
“Não deveríamos estar
desviando cada vez mais palma para o biodiesel”, disse Mistry à margem de uma
conferência em Kuala Lumpur em 07/03/23. “Não está certo”, disse ele, mesmo
reconhecendo que é uma prioridade nacional para a Indonésia.
A última investida da Indonésia no biodiesel já teve um impacto sobre os preços, levando os contratos futuros de óleo de palma para o maior nível em quatro meses na semana passada. Mistry dará suas últimas previsões de preços na conferência. Em dezembro, ele disse que as negociações do óleo de palma iriam de 3.500 ringgit (US$ 782) para 5.000 ringgit a tonelada até o final de maio/23. Os futuros estão atualmente em torno de 4.230 ringgit a tonelada.
“Não sou pessimista”, disse Mistry. “Por causa das mudanças climáticas, mal estamos produzindo as safras que esperamos. Há um déficit em quase todos os lugares e você não pode se dar ao luxo de ser pessimista com esse tipo de mudança climática que está ocorrendo em todo o mundo”. (biodieselbr)
Nenhum comentário:
Postar um comentário