Novo carro elétrico popular
da Volkswagen tem 226 cv e pode vir ao Brasil.
A Volkswagen revelou em
15/03/2023 o sexto veículo da família de elétricos ID. Apresentado ainda como conceito,
o ID. 2all será o menor e mais barato carro da linha, com previsão de custar €$ 25.000, cerca de R$ 140 mil, na conversão atual para
o real.
Porém, isso deve demorar.
Isso porque a versão de produção do ID. 2all só será apresentada globalmente em
2025. E o Brasil pode ser um dos destinos do carro, já que a Volkswagen
confirmou a chegada de elétricos por aqui, mas especificou exatamente quais
serão.
“A Volkswagen vai lançar 130
carros elétricos em todo mundo até 2030, e o Brasil não vai ficar de fora”,
afirma o Diretor de Operações da Volkswagen do Brasil (COO), Ciro Possobom.
De acordo a marca, o hatch é
"espaçoso como o Golf e barato como o Polo". O modelo será produzido
em uma variante da plataforma MEB voltada para carros de entrada. Suas proporções
serão muito parecidas com a do Polo: 4,05 m de comprimento, 2,60 m de
entre-eixos, 1,53 m de altura e 1,81 m de largura.
O motor, entretanto, será mais potente do que o que equipa o ID. 3: 226 cv contra 204 cv nas versões convencionais. O zero a 100 km/h poderá ser feito em menos de sete segundos e a velocidade máxima será limitada em 160 km/h.
O ID. 2all herda traços de veículos a combustão, como o Polo e o Golf e de modelos elétricos da família ID.
Aliás, o propulsor ficará
instalado no capô do carro – é o primeiro da família ID a oferecer tração
dianteira. Essa mudança fez com que o espaço do porta-malas aumentasse para
levar até 490 litros.
Embora não tenha informado a
capacidade das baterias, já sabemos que serão suficientes para que o carro rode
até 450 km no ciclo WLTP, um bom número para um elétrico "popular".
Na hora de reabastecer, a carga das baterias poderá ir de 0% a 80% em menos de
20 minutos. Isto é, se o carro estiver plugado em uma fonte de recarga rápida.
Visual
O ID. 2all herda traços de
veículos a combustão e de modelos elétricos da família ID. A dianteira tem
bastante semelhança com o Polo pelo capô, além do fino conjunto óptico que
preenche a beira do capô. Já a traseira é chapada, como a do ID.3, e usa
lanternas que se unem pela tampa do porta-malas.
Assim como nos demais veículos da família ID, o interior é minimalista. Não há botões analógicos no painel ou no console central que corta a primeira fileira. Todos os comandos ficam concentrados na grande central multimídia e no painel de instrumentos digital.
Volkswagen ID. 2all tem interior minimalista, com central multimídia gigante.
Apesar do design minimalista,
o pacote de equipamentos é farto e muito tecnológico. A começar pelo pacote de
condução semiautônoma Travel Assist, que reúne controle de cruzeiro adaptativo
com assistente de manutenção em faixa, permitindo acelerar, frear e manter o
veículo dentro da rota. Além disso, o hatch terá sistema de estacionamento
autônomo com memória, faróis matriciais (recurso já usado aqui no Polo GTS),
bancos elétricos com função de massagem e teto solar panorâmico – isso em um
carro de entrada.
O grupo planeja investir €$ 180 bilhões (o equivalente a R$ 1 trilhão) entre 2023 - 2027 nos negócios que geram mais lucro e nas regiões mais atrativas, com mais de ⅔ atribuídos à eletrificação e digitalização. A nova fábrica de baterias no Canadá é um exemplo.
Volkswagen ID.2all
Novo Golf elétrico?
Volkswagen revela o conceito ID.2all.
Esse valor inclui os R$ 7
bilhões anunciados para a América Latina entre 2022 e 2026, com previsão de 15
lançamentos, entre veículos a combustão e elétricos. Globalmente, os planos
envolvem lançar 10 carros elétricos até 2026, inclusive o Passat elétrico e um
modelo ainda não apresentado que ficará posicionado abaixo do ID.2 e custará
menos de 20 mil euros (R$ 112 mil). (autoesporte.globo)
Nenhum comentário:
Postar um comentário