O carro chamado de EV3 terá como principal atração as baterias de nova geração, que serão mais baratas de se produzir e com a capacidade de recarga muito mais rápida, algo que pode reduzir bastante as reclamações dos donos de carros elétricos equipados com as tradicionais baterias de íons de lítio.
Carro elétrico com bateria de íons de sódio poderá ser mais barato.
A Farasis Energy, parceira da
Renault, já começou a converter suas linhas de produção de baterias de íons de
lítio para as de íons de sódio e, assim, ficar pronta para conseguir atender à
demanda da Jiangling Motors e da Renault para a equipar o EV3 a partir de 30 de
junho, data prevista para o início da produção em massa do carro compacto.
VW, JAC e BYD também
trabalham em bateria de sódio
Além da Renault, mais três montadoras
também estão de olho no desenvolvimento de baterias de sódio para baratear os
custos de fabricação dos carros elétricos e, posteriormente, beneficiar o
consumidor final com preços mais acessíveis.
Segundo o site Electrive, Volkswagen, JAC Motors e BYD trabalham em frentes similares à anunciada pela Renault. A JAC, por exemplo, teria como objetivo equipar um compacto da Sehol, subsidiária da marca na China, com as baterias desenvolvidas pela Hina Battery, rival da Farasis Energy.
Farasis Energy, da China, vai fornecer as baterias de íons de sódio para a subsidiária da Renault.
Volkswagen, JAC e BYD podem
seguir os passos da Renault e ter carros com baterias de íons de sódio.
Na Suécia e nos Estados
Unidos também já há projetos em andamento para tentar a massificação da
produção de baterias de íons de sódio para carros elétricos por meio da Altris
e da Natron Energy, respectivamente. (yahoo)
Nenhum comentário:
Postar um comentário