Cemig coloca eólica Volta do Rio em operação com todos os aerogeradores.
Parque, localizado no Ceará, tinha apenas seis dos 28 equipamentos em funcionamento.
A Cemig está celebrando um novo avanço na diversificação de sua matriz energética, que é 100% limpa. A companhia colocou em funcionamento, nos últimos dias, todos os 28 geradores do Parque Eólico Volta do Rio, subsidiária sob gestão integral da Cemig desde 2018. Desde então, apenas 6 aerogeradores se encontravam em funcionamento. Com o retorno da operação dos outros 22 equipamentos, a companhia registra um aumento de cerca de 78% na receita do empreendimento.
Segundo a companhia, ao assumir a gestão do parque eólico, há 5 anos, a Cemig deu início a um projeto de reforma e recuperação da usina, localizada no município de Acaraú (CE), a 240 km a oeste da capital Fortaleza. Trata-se da única fonte geradora da companhia fora do estado de Minas Gerais, por motivos naturais, ou seja, condições favoráveis propiciadas pelos ventos da região em que se encontra o parque. Ainda assim, o produto desse investimento sustentável em geração é comercializado por Minas Gerais.
A empresa informou que agora um novo passo foi dado com o retorno dos novos geradores, acarretando ganhos exponenciais para a companhia. A geração do parque é renumerada utilizando como referência a tarifa do Programa de Incentivo às Fontes Alternativas de Energia Elétrica (Proinfa), que hoje gira em torno de R$800,00 por MWh. Diferente das hidráulicas, na geração eólica a receita é baseada na geração efetiva do parque. (canalenergia)
Nenhum comentário:
Postar um comentário