sexta-feira, 22 de dezembro de 2023

Empresa americana realiza 1º voo transatlântico com combustível 100% sustentável

Empresa americana realiza primeiro voo transatlântico do mundo com combustível 100% sustentável.
A fabricante americana de jatos executivos Gulfstream Aerospace anunciou em 20/11/23 que realizou o primeiro voo transatlântico do mundo usando combustível de aviação 100% sustentável (SAF, na sigla em inglês).

O voo foi realizado em 19/11/23, na aeronave Gulfstream G600, com duração de 6h56. O avião partiu da sede da empresa, em Savannah, na Geórgia (EUA), e pousou no aeroporto de Farnborough, na Inglaterra.

Segundo a empresa, a missão mostra o potencial para o uso futuro de combustíveis renováveis na aviação, que apresentam menor teor de carbono, enxofre e aromáticos.

Atualmente, o uso do SAF nos motores das aeronaves está limitado a 50%.

Os dados coletados no voo ajudarão a Gulfstream e seus fornecedores a avaliar a compatibilidade das aeronaves com futuros combustíveis renováveis de baixo teor de aromáticos, especialmente sob temperaturas frias para voos de longa duração.

“Uma das chaves para alcançar as metas de descarbonização de longo prazo da aviação executiva é o amplo uso de SAF em vez de combustível de aviação de base fóssil. A conclusão deste voo de classe mundial ajuda a avançar a missão abrangente de sustentabilidade da aviação executiva e a criar impactos ambientais positivos para as gerações futuras”, afirmou Mark Burns, presidente da Gulfstream.

O SAF utilizado no voo era composto 100% de ésteres e ácidos graxos hidroprocessados, com 70% menos emissões de gás carbônico (CO2) no ciclo de vida do que o combustível de aviação de base fóssil, ajudando a reduzir o impacto da aviação no clima.

Pela 1ª vez na história da aviação, foi realizado em 19/11/23 um voo transatlântico com 100% de combustível sustentável.

Além disso, segundo a empresa, o combustível com zero adição de aromáticos tem um impacto reduzido na qualidade do ar local e um teor de enxofre muito baixo, o que pode reduzir os impactos ambientais não relacionados com o CO2. (biodieselbr)

Nenhum comentário: