sábado, 16 de dezembro de 2023

Riograndense completa teste com carga de matéria-prima 100% renovável

A Rio-grandense pode vir a se tornar a primeira biorrefinaria do país. Segundo uma nota que foi divulgada pela Petrobras em 06/11/23, a refinaria foi bem-sucedida num ciclo de testes durante o qual sua unidade de craqueamento catalítico (FCC) processou exclusivamente matérias-primas de origem renovável. De acordo com o presidente da petroleira, Jean Paul Prates, os resultados obtidos vão balizar um estudo para que seja feito um retrofit da unidade para que ela possa passar a fabricar bioprodutos.
Refinaria Riograndense conclui testes de biorrefino, sendo pioneira na América Latina.

Estão na mira da estatal a produção de bio-GLP, óleos renováveis leves e pesados, biopropeno e bioaromáticos (benzeno, tolueno e xileno). Além de seu uso no mercado de combustíveis, os produtos obtidos também são usados nas indústrias da borracha sintética, nylon e PVC. Segundo a petroleira, a partir das correntes de hidrocarbonetos obtidas seria possível formular gasolinas de alto desempenho e baixo teor de enxofre.

Refinaria Riograndense processou, pela 1ª vez, carga com matéria prima 100% renovável.

Os testes foram iniciados na última semana de outubro/23 quando a FCC fez uma parada para manutenção que a preparou a mudança na matéria-prima. Entre os dias 01 e 06/11/23, a unidade operou com uma carga de 100% óleo de soja. Foram usadas 2 mil toneladas de óleo de soja. (biodieselbr)

Nenhum comentário: