Alemanha possui 82 milhões de habitantes que consomem em
torno de 27 milhões de toneladas de diesel.
A Alemanha estabeleceu um expressivo programa de produção de
biodiesel a partir da canola, sendo hoje o maior produtor e consumidor europeu
de biodiesel, com capacidade de gerar 1 milhão de toneladas anuais.
E a expectativa para 2006 é uma produção de até 2 milhões de
toneladas. Porém o uso de biodiesel na Alemanha ainda é uma questão bastante
controversa por lá. Como por exemplo, o ministro federal das finanças defende a
isenção de impostos para o biodiesel, enquanto a agência federal do meio
ambiente, argumenta que os benefícios ecológicos, não justificam as
desvantagens e despesas na agricultura.
No modelo de produção na Alemanha, os agricultores plantam a
canola para nitrogenar naturalmente os solos exauridos daquele elemento e dessa
planta extraem óleo, que é a principal matéria-prima para a produção do
biodiesel.
O sistema produtivo alemão de Biodiesel, bem como dos demais
países europeus, tem a seguinte configuração:
- o óleo é extraído da canola (rape seed). O farelo proteico
produzido nesta etapa é direcionado para ração de animais;
- o óleo de canola é transformado em óleo diesel vegetal,
agora caracterizado como Biodiesel;
- o Biodiesel é distribuído de forma pura (B100), isento de
qualquer mistura ou aditivação, para uma enorme rede de abastecimento de
combustíveis composta de mais de 1.000 postos.
Uma estratégia interessante na comercialização, adotada
pelos alemães, foi a disponibilização de dois bicos numa mesma bomba de
combustível, sendo um para o óleo diesel de petróleo, e o outro, com selo
verde, para o Biodiesel.
Grande parte dos usuários misturava, nas mais diversas proporções,
o Biodiesel com o diesel comum, até ganhar confiança no novo combustível, cerca
de 12% mais barato e com várias vantagens ambientais.
A prática de um menor preço para o Biodiesel na Alemanha é
explicável pela completa isenção dos tributos em toda a cadeia produtiva. Hoje,
o Biodiesel representa 2% do total do diesel que é consumido neste país. Até
2010, a Alemanha pretende substituir 10% do diesel fóssil pelo Biodiesel.
O uso comum de Biodiesel como combustível tem sido
substancialmente desenvolvido desde 1991, com a montagem da primeira planta
industrial em Aschach/Áustria. (biodieselbr)
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