Ônibus a etanol em São Paulo
A frota da cidade de São Paulo ganhou em 26/05, os 50 primeiros ônibus movidos a etanol fabricados pela Scania. A implementação dos novos ônibus é fruto do trabalho coordenado pelo Centro Nacional de Referência em Biomassa (CENBIO) no Projeto BEST (BioEtanol para o Transporte Sustentável).
Em São Paulo, o projeto realizou uma avaliação comparativa do desempenho de ônibus movido a etanol, fabricado pela Scania da Suécia, e do desempenho de ônibus diesel equivalente, movido exclusivamente a diesel, pertencente a uma operadora do sistema da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos do Estado de São Paulo (EMTU) e da São Paulo Transporte S.A. (SPTrans). Outras entidades envolvidas na realização do projeto foram a União da Agroindústria Canavieira de São Paulo (UNICA), Marcopolo S.A., SEKAB e Copersucar.
Os ônibus serão operados pela Viação Metropolitana, marcando o início da substituição da frota paulistana por ônibus movidos a combustíveis renováveis. A prefeitura de São Paulo tem como meta substituir toda sua frota, de 15 mil veículos, até 2018. De acordo com o professor José Roberto Moreira, idealizador e coordenador do Projeto BEST no Brasil, a substituição de toda a frota paulistana de ônibus por veículos movidos a etanol equivaleria a ter apenas 3 mil ônibus circulando na cidade, em termos de emissões de gases de efeito estufa. (ambienteenergia)
Nenhum comentário:
Postar um comentário