terça-feira, 14 de junho de 2011

Suíça substituirá centrais nucleares?

Suíça recomenda que centrais nucleares não sejam substituídas
Governo recomendou ao Congresso que o país deixe de usar as usinas até 2034.
A Suíça planeja deixar de usar energia nuclear até 2034
Berna - O governo suíço recomendou nesta quarta-feira ao Parlamento não substituir as centrais nucleares ao término de seu prazo de exploração, que em consequência devem parar de funcionar até 2034.
"O Conselho Federal (governo) deseja seguir garantindo uma segurança elevada quanto ao abastecimento energético na Suíça, mas sem a energia nuclear a médio prazo", indicou o governo em um comunicado.
Esta decisão foi adotada pelos sete conselheiros federais reunidos esta manhã em Berna.
"As centrais nucleares atuais deixarão de funcionar quando terminar o prazo de sua exploração e não serão substituídas", prosseguiu o governo suíço, ressaltando que um "abandono progressivo é tecnicamente possível e também suportável do ponto de vista econômico".
A Confederação Helvética, que prevê um prazo de exploração de 50 anos, possui cinco reatores nucleares, todos situados na região alemã da Suíça.
Segundo as recomendações feitas pelo governo nesta quarta-feira, a central de "Beznau I deverá ser desconectada da rede em 2019, Beznau II e Mühleberg em 2022, Gösgen em 2029 e Leibstadt em 2034".
A opção do Conselho Federal serve de recomendação para o Parlamento que, geralmente, segue as decisões do governo. Os parlamentares devem legislar sobre o tema a partir de 8 de junho. Uma decisão final dos deputados é esperada para meados de junho. (exame)

Nenhum comentário: