segunda-feira, 6 de junho de 2011

Novas usinas nucleares estão fora do plano

Novas usinas nucleares estão fora do plano
A instalação de novas usinas nucleares no País ficou de fora da versão preliminar do plano de expansão energética para o período de 2011 a 2020. "A expansão da geração com fontes nucleares não contemplou neste plano outras usinas além da de Angra 3, tendo em vista, principalmente, os prazos necessários para a implantação de novas centrais", argumentam os técnicos no documento.
Ainda não há uma decisão oficial sobre o futuro das quatro novas usinas que o governo vem estudando, mas o próprio ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, já reconheceu que os projetos podem não sair do papel.
Depois do acidente em Fukushima, no Japão, o Palácio do Planalto resolveu reavaliar os planos. A única decisão tomada até agora é que a construção de Angra 3 não será interrompida. A expectativa é que usina seja concluída em 2015.
O governo também não prevê nenhum investimento novo em outras formas de geração térmica de energia, como queima de gás natural, carvão ou óleo combustível. Os recursos previstos no plano decenal para o segmento - R$ 24,7 bilhões - estão todos concentrados em projetos já em andamento
O governo alemão anunciou na segunda-feira passada um acordo para o fechamento de todas as usinas nucleares do país até 2022. Após o acidente de Fukushima, a Alemanha foi palco de grandes protestos contra o uso de energia nuclear. (OESP)

Nenhum comentário: