Brasil, Argentina e Colômbia lideram produção de biocombustíveis na América Latina
Brasil, Argentina e Colômbia são os únicos países latino-americanos a figurarem entre os principais produtores de bioetanol e biodiesel do mundo, segundo um estudo entregue em 29/03/11 pela Comissão Econômica para América Latina e Caribe (Cepal).
Segundo o organismo das Nações Unidas, os biocombustíveis podem ser elaborados com uma ampla gama de produtos agrícolas e florestais. Desde 2000, a produção no mundo cresceu a um ritmo anual de 10%, totalizando 90,187 bilhões de litros em 2009. Desse total, 82% corresponde a bioetanol e 18% a biodiesel, especifica o documento regional sobre economia dos biocombustíveis.
O Brasil é o segundo produtor de bioetanol do mundo, com 33,2% de participação no mercado, atrás dos Estados Unidos, responsáveis por 54,7% da produção mundial, segundo dados de 2009.
Em relação ao biodiesel, a Argentina é o segundo produtor mundial, com 13,1% do mercado, também depois dos Estados Unidos, que lideram com 14,3%. O Brasil fica em quinto lugar, com 9,7% de participação, acrescenta o estudo da Cepal.
A pesquisa aborda as políticas e regulamentações dos países em relação aos biocombustíveis, às oportunidades e aos riscos associados e os vínculos com o ambiente e a segurança alimentar. O documento também alerta governos que queiram começar a produzir: é preciso realizar análises profundas sobre o potencial do país e identificar os possíveis impactos ambientais e sociais, assim como os vínculos com a segurança alimentar. (revistagloborural)
Nenhum comentário:
Postar um comentário