quinta-feira, 28 de abril de 2011

Workshop mostra como medir retorno de projetos

Eficiência energética: workshop mostra como medir retorno de projetos
O Portal Ambiente Energia e o Instituto Nacional de Eficiência Energética (INEE) realizam, no dia 28 de abril, no Rio de Janeiro, o Workshop de Medição & Verificação (M&V) para Projetos de Eficiência Energética. Um dos objetivos do workshop é mostrar como elaborar um plano de M&V, peça fundamental para avaliar a viabilidade financeira de um projeto de eficiência energética para empresas de qualquer setor. Por meio do M&V, é possível quantificar os resultados das ações para reduzir o consumo de energia.
A importância de adotar esta solução fica bem clara, com a sua inclusão no Plano Nacional de Eficiência Energética (PNEf) que o governo pretende divulgar este ano, com a meta de obter uma economia de energia média de 10% até 2030. Com oito horas de duração, o workshop abordará temas como a necessidade da medição dos resultados: quatro procedimentos básicos; equipamentos de medição e seus erros; Protocolo Internacional de Medição e Verificação de Performance (PIMVP): documento chave para M&V; adesão ao PIMVP;  equação do custo evitado: equação geral de cálculo do custo da energia e demanda economizadas;  custo do M&V e sua relação com o custo de execução do projeto; e estruturação dos procedimentos: Plano de Medição e Verificação.
O workshop terá como instrutores Fernando Milanez, consultor especializado em gerenciamento e elaboração de diagnósticos de usos finais, projetos de geração distribuída com biomassa e treinamento; e Osório de Brito, diretor do INEE e superintendente e principal executivo da Associação Fluminense de Cogeração de Energia (Cogen-Rio), especialistas com larga experiência no desenvolvimento de projetos de eficiência energética para grandes empresas.
O evento tem como público alvo engenheiros, economistas, técnicos e gerentes de administração que trabalhem em distribuidoras de energia elétrica e/ou térmica; em Escos; em empresas de construção e de arquitetura “verdes”; em grandes consumidores de energia; ou, ainda, em empresas de cogeração e/ou fontes alternativas de energia. (ambienteenergia)

Nenhum comentário: