sábado, 4 de agosto de 2012

Avião solar completou viagem intercontinental

Avião aterrou em Rabat 19 horas depois de ter levantado voo em Madrid
O avião Solar Impulse concluiu com sucesso aquela que foi a primeira viagem intercontinental de um aparelho voador tripulado movido unicamente a energia solar.
O piloto Bertrand Piccard conseguiu aterrar o Solar Impulse em Rabat 19 horas depois de ter levantado voo do aeroporto de Barajas, em Madrid.
O avião solar, que não usou nem uma gota de combustível durante a viagem, completou assim com sucesso a segunda parte do trajeto. A primeira parte da viagem decorreu entre o aeródromo de Payerne, na Suíça, e a capital espanhola. Durante este primeiro voo o avião foi pilotado por André Borschberg, co-fundador do projeto.
No total o avião completou 2500 quilómetros e ligou dois continentes: Europa e África.
Esta viagem intercontinental serviu como “último teste antes da volta ao mundo em 2014”, explicaram à AFP os organizadores.
Foram precisos sete anos de trabalho e uma equipa de 70 pessoas e 80 parcerias para construir este avião em fibra de carbono. A construção de um segundo aparelho, para fazer a volta ao mundo em 2014, já começou. O aparelho deverá estar pronto em 2013 para um primeiro voo de testes ainda nesse ano. (publico)

Nenhum comentário: