segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Mobilidade: corrida pela eficiência

Cada vez mais os estudantes brasileiros assumem desafios que possam vir a melhorar a eficiência energética dos projetos de nossos veículos no futuro. Em sua nona edição, a Maratona Universitária da Eficiência Energética reunirá um número recorde de 54 carros, no Kartódromo Raceland, em Pinhais, Paraná. Os protótipos (a gasolina, etanol e eletricidade) competirão pelo circuito ao lado do Autódromo Raul Boesel, próximo à cidade de Curitiba, entre os dias 24 a 27 de julho.
Serão mais de 500 alunos e professores que estarão trabalhando na finalização dos modelos que competirão contra as novas marcas de economia de energia. Representantes de Bahia, Maranhão, Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul confirmaram presença, elevando a participação para 29 instituições de ensino superior nas mais diversas especialidades acadêmicas.
Disputada desde 2004, a Maratona Universitária da Eficiência Energética é a quarta maior competição do gênero no mundo e a única organizada na América Latina. A meta desse ano será superar os recordes da Universidade da Região de Joinville, que com o seu veículo Ecoville, atingiu a marca de 594,394 quilômetros com um litro de gasolina pura, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, que levou o seu veículo Etanóis a incrível marca de 736,395 quilômetros com um litro de etanol e a Universidade Federal de Santa Maria, com o seu modelo ESSM11, percorreu a distância de 13,668 quilômetros com uma carga de bateria sem regeneração.
Além de buscar a máxima eficiência no aproveitamento energético, os participantes enfrentarão outro desafio igualmente importante: produzir os carros com o menor impacto ambiental possível, explorando materiais de origem natural ou praticando a reciclagem. As equipes que melhor unirem a excelência de projeto com o respeito ao planeta terão uma premiação especial, baseada nos relatórios apresentados.
“Eu fico contente em ver que o interesse por uma competição que promove desafios na mobilidade sustentável segue crescendo. A cada ano, novas instituições vão aparecendo e conseguindo aumentar o grupo de apaixonados pela nossa proposta esportiva. A competição está cada vez mais profissional, ecológica e criativa, de forma a conquistar os estudantes.”, comemora Alberto Andriolo, criador e coordenador da prova.
Com patrocínio da Renault Automóveis, Solid Edge, NSK Rolamentos e Baterias Heliar, a prova premiará as duas universidades que alcançaram o menor consumo (em cada categoria – gasolina, etanol e elétrico) com automóveis para so didático. As terceiras colocadas receberão três motores. Os 03 melhores projetos também ganharão premiação especial.
É a competição estudantil brasileira com a melhor premiação. No total, a Maratona Universitária da Eficiência Energética distribuirá seis veículos, nove motores entre os vencedores. Informações pelo endereço www.maratonadaeficiencia.com.br (ambienteenergia)

Nenhum comentário: