quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Brasil emite menos gases na geração de energia

Brasil tem menor CO2 na geração de energia entre as principais economias
Matriz hidrelétrica garante média de emissões dez vezes menor que a média, diz estudo da Firjan.
Estudo lançado hoje pelo Sistema FIRJAN aponta que o Brasil é o país que menos produz gases do efeito estufa no processo de geração de energia elétrica entre as dez maiores economias do mundo, graças à matriz com grande percentual de geração hidrelétrica.
Os rankings elaborados pela Firjan no trabalho “Análise da Qualidade da Matriz Elétrica Mundial” mostram o volume de CO2 produzido para gerar 1 GWh (gigawatt/hora), em listas contendo as dez maiores economias, os Brics e por um grupo de mais de 70 países, considerando relevância internacional e matriz elétrica. Neste último caso, o Brasil é o 5º melhor posicionado.
O material foi abordado pelo presidente do Sistema FIRJAN, Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira, na abertura do debate Energias Renováveis para o Desenvolvimento Sustentável, promovido pelo Sistema FIRJAN e pela FIESP no Humanidade 2012, no Forte de Copacabana.
“Para cada GWh de energia gerado no país, são emitidas 61 toneladas de CO2 equivalente, quase dez vezes menos do que a média de 585 toneladas das dez maiores economias e 11 vezes menos que a média de 663 toneladas dos Brics”, afirmou o presidente. O Brasil é responsável por apenas 0,3% das emissões mundiais na geração de energia.
O estudo foi obtido a partir de cruzamento da composição da matriz de energia elétrica de vários países, fornecida pela Agência Internacional de Energia, com o fator de emissão por fonte, divulgado em estudo elaborado pela União Europeia. Os dados foram tratados pela Gerência de Competitividade Industrial e Investimentos da Firjan. (portalseropedica)

Nenhum comentário: