domingo, 12 de agosto de 2012

Com foco em renováveis

Com foco em renováveis, Alubar Energia defende incentivos para desenvolvimento solar
Empresa também aposta em outras fontes de geração como a eólica, a biomassa e as PCHs não só no Brasil como no exterior.
Com foco em projetos de geração renovável, a Alubar Energia está de olho no desenvolvimento da energia solar. Para Afonso Aguilar, diretor da Alubar Energia, a fonte terá um grande desenvolvimento com a geração descentralizada recentemente regulamentada. No entanto, na visão do executivo, o governo deveria criar programas de incentivo para estimular o desenvolvimento da fonte.
"Acreditamos que o governo deveria seguir estratégias de sucesso de criar programas de incentivos, como o Proálcool e Proinfa, entre outros. Esse tipo de programa desenvolveu a cultura, tecnologia e geração de empregos tornando o país um protagonista nessas áreas. Devia ser feito o mesmo na área solar", defendeu o executivo em entrevista à Agência CanalEnergia. Ainda segundo Aguilar, o Brasil é exportador de silício, mas se a indústria solar fosse instalada no país, poderia-se aproveitar essa matéria prima, reduzindo custos de equipamentos e gerando empregos.
Recentemente, a empresa assinou um acordo de cooperação com o governo do Tocantins visando a geração solar no estado, que prevê investimentos de R$ 10 milhões. "Dependendo do andamento e resultados pode-se desenvolver um cluster solar de maneira a aproveitar o nível de insolação bem como a posição logística de Tocantins dentro do Brasil e da América do Sul", contou o executivo. A Alubar ainda tem participação em um projeto de Pesquisa & Desenvolvimento com a CEEE, no Rio Grande do Sul, e está estudando alguns projetos no Pará.
Além da energia solar, a empresa também aposta em outras fontes como a eólica, a biomassa e as PCHs não só no Brasil como no exterior. No país, a Alubar, segundo Aguilar, tem projetos aptos e prontos para participar dos próximos leilões, o que vai depender dos preços a serem estipulados. "Se os níveis tarifários continuarem nos patamares que estão não devemos participar, pois nos levariam a taxas de retorno que nossa empresa não se sente confortável, uma vez que houve variação cambial acentuada devido a conjuntura mundial", analisou.
No exterior, a empresa tem, atualmente, projetos de energia eólica no Uruguai e alguns projetos de energia solar, eólica e biomassa em estudo na Argentina e no Peru. "Acreditamos muito na interconexão energética entre os países da América do Sul. Em razão disto, estamos nos posicionando de maneira sólida e dentro das nossas possibilidade", afirmou o executivo. De acordo com ele, a consolidação da empresa no setor de energia está fundamentada no fornecimento de cabos condutores de alumínio, através da Alubar Metais e Cabos, e através da Alubar Energia, que conta com filiais nesses três países da América do Sul.
No segmento de transmissão, Aguilar contou que a empresa não tem nenhum projeto em andamento como investidor. "Como construtor, a Alubar está construindo cerca de 600 quilômetros de linhas de transmissão em 230 kV visando a conexão de projetos eólicos ao SIN. Temos uma importante participação neste mercado, pois estamos, com nossa engenharia, trabalhando com níveis de perdas muito atrativos aos investidores da área de geração", disse. (canalenergia)

Nenhum comentário: