sábado, 18 de agosto de 2012

Torre Solar/RJ

Solar City Tower
Ponto A: Ilha de Cotunduba
O escritório parte do questionamento sobre o conceito clássico de um marco e, com isso, visa mais do que um icone arquitetônico - retorna ao conteúdo. Isso, segundo eles, são os reais desafios para uma era pós petróleo.
O Marco Olímpico será um ícone que vai marcar para sempre a passagem dos Jogos Olímpicos pela cidade, na atual gestão do Prefeito Eduardo Paes.
O escritório Suíço RAFAA, visando a participação do concurso Marco Olímpico para as Olimpíadas do Rio 2016, propõe um projeto um tanto quanto “diferente” do que se ve na cidade.
O objetivo do concurso é a construção de um mirante “a la estátua da liberdade” na ilha de Cotunduba, no Rio de Janeiro.
Conceito
O projeto representa a mensagem de uma sociedade visando o futuro, portanto, é a representação de uma atitude interior. Nosso projeto, está de pé na tradição de edifício/cidade como uma máquina, deve fornecer energia para o Rio de Janeiro e seus cidadãos enquanto usa seus recursos naturais.
Nós esperamos alcançar uma mensagem internacional Olímpica com um apelo político. (…) o Rio de Janeiro será de novo o ponto de partida para um movimento verde global e para o desenvolvimento sustentável da estrutura urbana. / Poderá, talvez, até se tornar um símbolo para a primeira olimpíada com zero na emissões de carbono.
Sobre o projeto
O projeto consiste em uma usina de energia solar que, de dia, produz energia para a cidade e/ou a vila olímpica. Usando o excesso de energia, será bombeada a água do mar para a torre. À noite, a água pode ser liberada novamente; com a ajuda de turbinas, que geram eletricidade para a noite.
A eletricidade produzida pode ser utilizada para a iluminação da torre ou para a cidade. Em ocasiões especiais, este "edifício máquina" se transforma numa impressionante maravilha da natureza: uma cachoeira urbana, um símbolo para as forças da natureza. Ao mesmo tempo, será a representação de uma consciência coletiva da cidade para a grande paisagem que a cerca. Através de uma praça urbana localizada a 60 metros sobre o nível do mar pode-se obter acesso ao edifício. Através do anfiteatro, chegar à entrada situado no piso térreo.
Organização
Tanto a área de entrada quanto o anfiteatro podem servir como um lugar de encontros sociais e eventos. Os espaços públicos são acessíveis a partir deste ponto. A cafeteria e a loja estão situados abaixo da cachoeira e oferecem uma vista deslumbrante. O elevador público leva o visitante para as plataformas de observação e a varanda urbana. Os escritórios da administração são acessados a partir do foyer. A circulação interna é feita por uma entrada própria e o elevador. Os espaços semi-públicos estão localizados na área de trás do edifício, assim, eles podem ser usados separadamente. A plataforma retrátil para bungee jumping está localizado no nível 90,5. Vistas de longa distância podem ser feitas no deck de observação ao nível 98,0. A urban balcony está situada no topo da torre a 105 metros acima do nível do mar. Aqui o visitante tem uma visão de 360 ° sobre a paisagem e pode experimentar a cachoeira ao andar sobre o céu de vidro. (caferadioativo)

Nenhum comentário: