quarta-feira, 8 de agosto de 2012

UHE: orientação para compensar atingidos

O Ministério de Minas e Energia (MME) publicou em 14/06/12, a portaria nº 340 para disciplinar o cadastro socioeconômico da população atingida por empreendimentos de geração de energia elétrica. O objetivo é reunir informações para subsidiar a mitigação, reparação e compensação à população atingida pelos projetos.
Segundo a portaria, firmada também pelos Ministérios do Meio Ambiente (MMA); da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA); do Desenvolvimento Agrário (MDA); e da Pesca e Aquicultura (MPA), a Agência Nacionalo de Energia Elétrica (Aneel) ficará com a responsabilidade de incluir nos Contratos de Concessão de Uso do Bem Público e nos Editais de Leilão, cláusula específica sobre a responsabilidade do Concessionário, frente ao Cadastro Socioeconômico.
Ele será composto pelo registro de dados e informações obtidas por meio de questionários e entrevistas; de informações gráficas, como imagens digitais e cartográficas, incluindo coordenadas geográficas georreferenciadas ao Sistema Geodésico Brasileiro; de informações e descrição de relações socioeconômicas e culturais; e, em caráter complementar, de dados e informações obtidos junto a universidades, órgãos públicos presentes na região, organizações não governamentais e entidades de classe que possam auxiliar na identificação da população atingida.
De acordo com a Portaria, o cadastro será de responsabilidade da empresa autorizada pelos órgãos públicos competentes para proceder aos Estudos de Viabilidade Técnica e Econômica (EVTE), e será elaborado, preferencialmente, durante a etapa da Licença Prévia. O processo de elaboração deverá ser acompanhado pelo Comitê Interministerial do Cadastro Socioeconômico, ao qual o responsável pelo empreendimento deverá submeter à apreciação um plano cadastral.
A lista preliminar dos cadastrados será disponibilizada pelo responsável pelo empreendimento para consulta pública. No prazo de sessenta dias contados a partir da data de divulgação, manifestações de interessados e inclusão de novos cadastrados poderão ser feitas. (ambienteenergia)

Nenhum comentário: