domingo, 20 de março de 2011

Japão consegue religar energia em usina

Japão consegue religar energia em usina nuclear afetada por terremoto
Objetivo é tentar reiniciar equipamento que resfria reatores em Fukushima.
Tremor e tsunami causam mortes, destruição e crises nuclear e humanitária.
Engenheiros japoneses conseguiram em 19/03/11, pelo horário local, conectar os cabos de energia à usina nuclear de Fukushima Daiichi, atingida pelo terremoto e pelo tsunami de 11 de março, em uma tentativa de conter o vazamento radioativo que ameaça se transformar em um acidente de proporções maiores.
A Tokyo Electric Power Co (TEPCO) afirmou que a linha de transmissão externa foi conectada e que ela já pode fornecer eletricidade.
O próximo passo será checar se os equipamentos de resfriamento dos reatores estão funcionando, para então tentar reiniciá-los, dando prioridade aos equipamentos usados para o resfriamento. Pela ordem, eles seriam religados nos reatores 2, 1, 3 e 4. Isso ocorreriam ainda neste sábado.
Quase 300 engenheiros que trabalham dentro do raio de 20 quilômetros que foi isolado pelas autoridades devido à radiação estavam focados em conseguir religar a energia das bombas de água.
Se isso funcionar, será um ponto de virada na tentativa de conter o grava acidente nuclear na usina, a 240 km da capital do Japão, Tóquio.
O fato de terem religado a energia, no entanto, não exclui outras opções para a usina nuclear, incluindo enterrá-la debaixo de areia e concreto - mesmo método empregado em Chernobyl em 1986 para selar vazamentos enormes.
Imagem de satélite mostra a usina de Fukushima em 18/03
O Japão elevou o nível de gravidade da crise nuclear do país de 4 para 5 numa escala internacional de intensidade até 7. Assim, a situação em Fukushima se iguala ao acidente de Three Mile Island em 1979, apesar de alguns especialistas afirmarem que o caso japonês é mais grave.
A empresa que opera a usina do Japão reconheceu pela primeira vez que seria possível enterrar o grande complexo erguido há 40 anos -um sinal de que medidas isoladas, como atirar água de helicópteros militares sobre o reator ou esforçar-se para religar as bombas de resfriamento, podem não funcionar.
"Não seria impossível encerrar os reatores em uma capa de concreto. Mas nossa prioridade neste momento é tentar primeiro resfriá-los", disse um funcionário da Tepco.
A agência de energia atômica da ONU afirmou que a situação da usina continuava muito séria, mas não estava piorando.
O Conselho de Ministros da AIEA vaI se reunir na próxima segunda em sessão extraordinária para a apresentação de um relatório do diretor geral Yukiya Amano, que estava no Japão, informaram fontes da organização nesta sexta-feira.
Ao longo desta sexta, especialistas tentaram resfriar o reator 3 da usina. Dezenas de caminhões-pipa voltaram a lançar água no contêiner, muito danificado após o terremoto. Cerca de 30 caminhões foram utilizados na operação.

Marinheiros americanos carregam helicópteros com suprimentos para ajuda humanitária no Japão
 Imagem divulgada pela Marinha americana mostra cargueiro USS Ronald Reagan, que leva ajuda humanitária às vítimas do tsunami
 Navio trazido pelo tsunami que invadiu doca em Kamaishi, no Japão
 Imagem de satélite mostra a planta da usina Fukushima Dai-ichi, no Japão
Homem anda de bicicleta em meio a escombros de Minamisanriku, na província de Miyagi
 Prédio parcialmente destruído na cidade de Minamisanriku, no Japão
 18 de março - Akane Ito abraça seu cão de estimação em um abrigo em Natori, na região de Miyagi, após reencontrá-lo uma semana depois do terremoto e tsunami
 18 de março - As amigas Tetsuko Ito, de 69 anos, à esquerda, e Kyoko Suzuki,de 75, se emocionam ao se encontrar em um abrigo em Hirota, na região de Iwate, após uma semana do terremoto e tsunami no Japão
 18 de março - Áreas de Kesennuma permanecem alagadas depois de uma semana do terremoto e tsunami
 18 de março - Professora chora ao encontrar aluna em abrigo em Minamisanriku, na região de Miyagi, após uma semana do terremoto e tsunami no Japão
18 de março - Homem se emociona ao encontrar primo em um abrigo em Minamisanriku, na região de Miyagi, e saber que todos os seus familiares sobreviveram ao terremoto e tsunami no dia 11 de março
18 de março - Desabrigados do terremoto e tsunami tomam primeiro banho em abrigo em Ofunato, na região de Iwate, desde a catástrofe natural que atingiu o Japão

18 de março - Homem caminha em meio à destruição provocada pelo terremoto e tsunami em Rikuzentakata
Em 17/03, foram jogadas 64 toneladas de água sobre o reator número 3 a partir de caminhões-pipa e helicópteros militares.
Uma semana
O Japão parou por um minuto em respeito às milhares de vítimas da catástrofe.
O minuto de silêncio ocorreu às 14h46, exatamente na mesma hora do início do desastre natural registrado em 11/03/11.
Horas antes do minuto de silêncio, as autoridades do Japão calcularam em mais de 6.500 os mortos e em mais de 10 mil os desaparecidos após a tragédia, segundo boletim oficial divulgado pela polícia.
Cerca de 390 mil pessoas, entre as quais muitos idosos, estão desabrigadas e enfrentam temperaturas de quase zero grau Celsius em abrigos improvisados nas áreas costeiras do norte do país. Faltam comida, água, medicamentos e combustível para aquecimento.
Turistas, estrangeiros e muitos japoneses continuam a deixar Tóquio, temendo uma explosão de material radiativo do complexo nuclear, embora as autoridades de saúde e a agência de fiscalização nuclear da ONU tenham dito que os níveis de radiação na capital não são prejudiciais à saúde.
Há pouco alívio em vista para cerca de 300 técnicos da usina nuclear que estão trabalhando nos destroços radiativos, usando máscaras, óculos e roupas protetoras especiais com suas costuras fechadas com fita adesiva para impedir a passagem de partículas radiativas.
A situação dos desabrigados pelo terremoto e o tsunami se agravou depois de uma onda de frio levar neve pesada às áreas mais afetadas.
O fornecimento de água, óleo para aquecimento e combustível está baixo nos centros de desabrigados, onde muitos sobreviventes aguardam embrulhados em cobertores. Faltam remédios para muitos idosos. A comida é racionada. Funcionários dos serviços de resgate informam que há falta aguda de combustível para seus veículos.
O governo disse em 18/03 que analisa a possibilidade de transferir alguns dos desabrigados para partes do país não atingidas pela devastação.
Quase 320 mil famílias no norte do país continuavam sem eletricidade em 18/03 à tarde, sob frio congelante, disseram as autoridades, e, segundo o governo, ainda falta água corrente para pelo menos 1,6 milhão de famílias.
O governo ordenou que todas as pessoas residentes em um raio de 20 quilômetros da usina nuclear danificada abandonem suas casas e aconselhou as pessoas que vivem em um raio de até 30 quilômetros a não saírem de suas casas.
A embaixada dos EUA em Tóquio exortou cidadãos residentes em um raio de 80 quilômetros da usina a deixarem a região ou ficarem dentro de casa 'como precaução', e o Ministério do Exterior britânico pediu a seus cidadãos que 'estudem a possibilidade de deixar a região'.
 Outros países já pediram a seus cidadãos no Japão que deixem o país ou se desloquem para o sul do país. (g1.globo)

Nenhum comentário: