sexta-feira, 4 de março de 2011

Veículo Elétrico: uma das oportunidades

Que o Brasil é um país de oportunidades poucos duvidam. Só que, às vezes, faltam boas referências para ratificar o que se vê em vários setores da economia. De vez em quando, vem à baila uma obra que merece a atenção de todos, sobretudo, diante do cenário que se descortina para o país. Como é o caso de “Brasil, novas oportunidades: economia verde, pré-sal, carro elétrico, Copa e Olimpíadas”, livro coordenado pelo economista e ex-ministro João Paulo dos Reis Velloso. A publicação, lançada pela J.Olympio, traz parte dos estudos e pronunciamentos relativos ao XXII Fórum Nacional do Instituto de Altos Estudos (INAE), que aconteceu em maio de 2010.
Entre as oportunidades estratégicas para o país, destacam-se o pré-sal e a implantação do carro elétrico, temas da primeira parte do livro. Ela traz artigos de José Lima de Andrade Neto (o pré-sal como grande oportunidade e desafio), Luiz Paulo Vellozo Lucas (o marco regulatório do pré-sal), do próprio Reis Velloso (estratégia para o carro elétrico), Nelson Barbosa, Dyogo Oliveira e José Antonio P. Souza (incentivos ao carro elétrico), Ronaldo Mota (apoio do Ministério da Ciência e Tecnologia aos veículos elétricos), Pietro Erber (viabilização dos veículos elétricos) e Henry Joseph Jr. (o veículo do futuro é o elétrico). Além de exposição sobre a nova matriz energética (Sinval Zaidan Gama) e proposta de política energética para a madeira (Jayme Buarque de Hollanda).
A segunda parte da obra aborda as oportunidades das grandes empresas competitivas e das pequenas empresas modernas. Marcio Pochmann, presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), abre a terceira parte abordando o tema desenvolvimento sustentável na transição da sociedade urbano-industrial. Entre outros artigos está um sobre economia verde, escrito por Cláudio R.Frischtak).
Serviço:
Título: Brasil, novas oportunidades: economia verde, pré-sal, carro elétrico, Copa e Olimpíadas
Coordenador: João Paulo dos Reis Velloso
Editora: J. Olympio, Rio de Janeiro, 2010 [XXII Fórum Nacinal, 2010] (ambienteenergia)

Nenhum comentário: