segunda-feira, 14 de abril de 2014

10 combustíveis alternativos em uso hoje

Com a crescente preocupação sobre os efeitos das emissões de gases dos nossos carros na atmosfera, há cada vez mais pessoas que acreditam que os combustíveis alternativos são o futuro, e apesar dos preços dos carros que usam essas energias não serem ainda muito apelativos já se veem bastantes exemplares nas ruas. O facto dos preços da gasolina/gasóleo continuarem numa escalada que parece interminável ajuda a tomar a decisão de investir num veículo que nos ajude em longo prazo gastar menos dinheiro e assegurar um futuro com menos poluição. A pensar nisto publicamos hoje na secção help 10k este artigo com 10 combustíveis alternativos em uso hoje.
10. Hidrogênio
Falar em carros movidos a hidrogénio pode fazer pensar no desastre do Hindenburg, mas é na verdade muito seguro.  O hidrogénio pode ser usado em dois tipos de carros: carros com células de combustível e carros com motores de combustão modificados para usar hidrogénio em vez de gasolina. Num veículo com célula de combustível o hidrogénio é usado para gerar eletricidade para alimentar um motor eléctrico, o que substitui as baterias. Já no carro com motor de combustão a hidrogénio, o funcionamento é igual ao dos nossos carros a gasolina. Mas ao contrário do CO2 que um carro a gasolina liberta para a atmosfera, o hidrogénio liberta apenas vapor de água e alguns testes provam que até limpa o ar à sua volta!
9. Eletricidade
Parece uma coisa muito recente mas a verdade é que alguns dos primeiros veículos eram movidos com um motor eléctrico. Felizmente os mais recentes desenvolvimentos nesta tecnologia tornaram os carros eléctricos mais viáveis. NA verdade o que os tinha atrasado até aqui eram as baterias. Para fazer um carro mover-se é precisa muita energia, e fazê-lo a grande velocidade e durante longas distâncias acabava por estragar as baterias eléctricas. No passado os carros eléctricos não iam muito longe e quando ficavam sem bateria estas demoravam demasiado tempo a carregar. Hoje com as baterias de lithium-ion, as mesmas que usam os telemóveis ou os portáteis, que carregam depressa e duram mais tempo, já temos carros elétricos que não nos deixam pendurados a meio do caminho.
8. Biodiesel
Se para nós uma dieta sem gorduras e com poucos alimentos fritos é saudável, para os carros o mesmo pode não se aplicar. O biodiesel é um combustível feito a partir de óleo alimentar e gordura, e qualquer carro com um motor a gasóleo pode usar biodiesel. Há quem faça o processo químico de conversão de óleo alimentar em biodiesel em casa, na verdade há muitos entusiastas desta tecnologia que usam o óleo que os restaurantes usam para fritar os seus pratos para convertê-lo. Há, no entanto, algum risco envolvido. Se o processo não for bem feito, pode causar grandes danos no motor. O biodiesel é mais barato e mais limpo que a gasolina ou gasóleo mas faz com que o carro liberte um cheiro a batatas fritas.
7. Etanol
O Etanol é um combustível alternativo em grande crescimento. Trata-se de um tipo de álcool feito a partir de plantas. Nos Estados Unidos é principalmente feito a partir de milho e no Brasil a partir da cana de açúcar. Alguns fabricantes de automóveis vendem motores que conseguem funcionar com gasolina e com Etanol E85, um combustível que é 15% gasolina e 85% etanol. Nos Estados Unidos o etanol é visto como a salvação para o consumo de petróleo estrangeiro por poder ser produzido internamente e por não se tratar de um recurso que pode acabar a qualquer momento. No entanto é dispendioso, em termos energéticos, produzir etanol e há uma crescente preocupação de que se é mais rentável para os agricultores venderem as suas colheitas para a produção de etanol, eles deixem de as vender para a indústria alimentar.
6. Gás Natural Líquido
O gás natural é um combustível que se encontra entre camadas de rocha subterrânea. É tirada da terra com o petróleo, existe em maior quantidade e trata-se de um combustível mais limpo para o meio ambiente do que a gasolina. O gás natural que usamos para cozinhar e aquecer a água do banho é usado com uma pressão baixa o que significa que pouca energia é perdida quando usada. Mas se arrefecermos o gás natural este torna-se líquido e quando é queimado nesta forma liberta muito mais energia. Enquanto o gás natural em forma gasosa e em baixa pressão é ideal para aquecer a sopa, o gás natural líquido é ideal para grandes equipamentos, como um carro ou um camião.
5. Gás de Petróleo Liquefeito (GLP)
Gás Propano é o nome que vulgarmente se dá ao GLP. Trata-se de um hidrocarboneto gasoso de baixa pressão que quando mantido em pressão para se mantém na forma líquida. É similar ao gás natural líquido, mas é mais denso e quando queimado liberta mais energia, o que o torna ideal para carros e camiões. Nos carros é usado como a gasolina, com um motor de combustão alterado para suportar este tipo de combustível. Na Holanda 10% dos carros são movidos com este combustível e há cada vez mais países a testarem a sua utilização.
4. Gás Natural Comprimido
Trata-se do mesmo gás que usamos em casa para cozinhar, aquecer água do banho ou no aquecimento central. Para as nossas casas o gás é transportado através de canos, mas num carro é guardado em cilindros de alta pressão. O mais brutal é que quem tiver um carro movido a gás natural pode encher o depósito em casa. Para tal apenas precisa de uma estação de compressão para poder atestar o carro. Como o gás natural é mais limpo e barato que a gasolina, espera-se que este tipo de carros ganhem popularidade e que sejam instaladas bombas de gás natural em mais locais.

3. Ar Comprimido
Carros movidos a ar comprimido? É verdade! Um motor de combustão normal usa uma mistura de ar com gasolina ou gasóleo, um veículo movido a ar comprimido tira partido da expansão do ar através de tubos de alta pressão para mover os pistões do motor. Mas os carros de ar comprimido não se movem apenas com o ar. Têm motores eléctricos que comprimem o ar. São motores menores que os de um carro eléctrico que estão ligados às rodas e cuja função é fazer andar o carro. Os carros a ar comprimido também precisam ser carregados como um carro elétrico, mas como os motores precisam de menos energia o carregamento também demora menos tempo.
2. Nitrogênio Líquido
Como o hidrogénio, o nitrogénio é um elemento abundante na nossa atmosfera, e os carros movidos com este combustível emitem menos gases que os de combustão a gasolina/gasóleo. O motor destes carros é similar aos de ar comprimido. O nitrogénio é mantido frio nos tanques do carro, até chegar ao motor onde é aquecido, o que provoca a expansão do nitrogénio para fazer andar o veículo. Apesar de ser uma fonte de energia segura e limpa, este combustível passa pelos mesmos problemas que muitas outras formas alternativas, não há ainda estações de abastecimento suficientes para que este tipo de veículos se torne mais popular.
1. Carvão
Esta alternativa provoca alguma surpresa e levanta algumas questões. Tecnicamente, o carvão é uma novidade como combustível alternativo para carros. Os veículos eléctricos não criam a sua própria eletricidade, carregam-na em baterias que são carregadas através da tomada eléctrica de nossas casas, que recebe a eletricidade de uma estação eléctrica que por sua vez recebe a corrente através da queima de carvão. Por esta ordem de ideias podemos dizer que os carros eléctricos são na realidade movidos a carvão. O carvão levanta alguns problemas de poluição como a gasolina, mas também tem vantagens. Do ponto de vista do consumo, a eletricidade criada através de carvão é mais barata do que a gasolina, e o carvão é uma coisa que há em grande abundância em quase todo o mundo. (em10taque.com)

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