Rio de Janeiro é uma das primeiras capitais a testar ônibus 100% elétrico
A cidade do Rio será
uma das primeiras capitais, junto com São Paulo e Salvador, a testar o ônibus
100% elétrico, apresentado em 28/03/14 no Aterro do Flamengo. O E-Bus circula
pelas ruas da cidade, desde 31/03/14 na linha 249, que faz o trajeto Água
Santa-Carioca. O veículo fará três viagens de manhã e duas à tarde. Os testes
deste novo modelo do sistema de ônibus vão durar um mês e contam com o apoio da
Prefeitura do Rio e do Grupo C40 de Grandes Cidades para a Liderança Climática,
que é atualmente presidido pelo prefeito Eduardo Paes.
- O Rio, mais uma
vez, é pioneiro, trazendo tecnologia de ponta a nível mundial. Um ônibus
totalmente elétrico para entrar em testes nas ruas da cidade. Isso espelha dois
compromissos: o da prefeitura com a sustentabilidade e a busca de maior
conforto, mais tecnologia e mais comodidade para o sistema de ônibus do Rio.
Estamos orgulhosos por estrear no Brasil esse meio de transporte e temos
certeza que será aprovado pelos passageiros – destacou o secretário municipal
de Transportes, Carlos Roberto Osorio.
Esse modelo, da
empresa chinesa BYD, é o primeiro 100% elétrico produzido em massa no mundo e o
único que usa bateria de fosfato de ferro, considerada a mais limpa e segura já
que são recicláveis e à prova de fogo. As baterias ficam no teto e nos eixos do
veículo e serão recarregadas através de um sistema já instalado na Rodoviária
A. Matias Consórcio Internorte, responsável pela linha 249. A recarga leva
apenas cinco horas e permite autonomia de 250 km.
- Nós já testamos
ônibus híbridos, a gás, e entendemos que o grande futuro está reservado ao
sistema de ônibus elétrico. Vamos testar esse veículo, verificar sua adequação,
segurança e autonomia. Se, a partir disso, entendermos que ele possa ser viável
comercialmente, nós pretendemos ter outros veículos, de modo a viabilizar com
essas novas tecnologias, transporte sustentável, com emissão zero de poluente –
disse o presidente da Fetranspor, Lélis Teixeira.
O ônibus comporta 29
passageiros sentados e 50 em pé, além do espaço reservado para cadeirantes. Seu
consumo energético, segundo a empresa fabricante, é equivalente a 1,2 KWh/Km,
com menor custo operacional e de manutenção que um ônibus convencional. Os
motores elétricos ficam embutidos nas rodas do eixo traseiro, são silenciosos e
não emitem poluentes. A configuração, além de permitir recuperar energia nas
frenagens, oferece piso baixo em toda a extensão da carroceria, o que facilita
o acesso das pessoas portadoras de deficiência e idosos.
Quem está bastante
animado com essa novidade é o motorista Cláudio Queiroz, que conduzirá o
veículo. Ele foi selecionado na empresa pela boa capacidade em lidar com o
público idoso e com deficientes.
- Estou adorando essa
ideia de transportar os passageiros nesse ônibus, que é muito bom, sem ruído,
confortável e com pouca absorção de calor. Além de tudo isso, ele não polui o meio
ambiente – disse o motorista. (ecodebate)
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