A Fetranspor - Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do
Estado do Rio de Janeiro, e a BYD, empresa chinesa que é líder mundial em
baterias e veículos elétricos, apresentaram em 28/03/14, no
Aterro do Flamengo, o ônibus 100% elétrico que já está circulando na linha 249
(Água Santa- Carioca), da empresa Rodoviária A. Matias, do consórcio Internorte,
associada ao Rio Ônibus.
Os testes, que vão durar um mês, contam com o apoio da Prefeitura do
Rio, através da Secretaria Municipal de Transportes, e da C40 Cities Climate
Leadership Group (Rede de Megacidades comprometidas com redução de emissões de
gases de efeito estufa e risco climático), que é atualmente presidida pelo
prefeito Eduardo Paes.
Rio na vanguarda
O Rio é uma das primeiras cidades do Brasil a testar o ônibus 100%
elétrico da BYD, mas a primeira em que os testes serão feitos com embarque de
passageiros (Salvador teve uma demonstração e São Paulo fez testes sem
passageiros). Para o gerente de Operações da Mobilidade da Fetranspor,
Guilherme Wilson, o ônibus elétrico já não é mais apenas uma promessa - "A
tecnologia elétrica independente é uma das grandes inovações do setor de
transportes rodoviários. Além disso, estes veículos têm emissão zero,
durabilidade superior e custos operacionais menores, vantagens consideráveis no
quesito sustentabilidade".
As empresas filiadas à entidade já testaram ônibus elétricos antes, mas
de tecnologia híbrida, e também ônibus movidos a diesel de cana-de-açúcar,
biodiesel e GNV. O pioneirismo favoreceu a nova parceria. - "A Fetranspor
é uma referência em testes de novas matrizes energéticas no transporte
coletivo. E o segmento no Rio de Janeiro serve de modelo para diversas cidades
do país", disse Vagner Rigon, vice-presidente de vendas da BYD para o
Brasil. Segundo ele, a parceria firmada com a Fetranspor será importante para a
entrada da fabricante no mercado brasileiro e sua pretensão de instalar uma
fábrica no país. Até o final do ano, conta, a empresa vai trazer 400 ônibus
elétricos para o país, uma parte já será montada aqui, em regime CKD.
Além do Brasil, o modelo 100% elétrico vem sendo testado, desde 2011,
em diversas cidades pelo mundo, como Nova Iorque (EUA), Bogotá (COL), Londres
(GB) Copenhagem (DIN) e Oranjestad (Aruba). A BYD quer verificar seu
comportamento sob as mais diferentes condições de trânsito, terreno e
temperatura. Na China, ele já foi adotado oficialmente pela cidade de Senzhen,
que conta com uma frota de 2.000 ônibus elétricos.
O ônibus
O modelo é o primeiro 100% elétrico produzido em massa no mundo e o
único que usa baterias de fosfato de ferro, tecnologia exclusiva da BYD,
considerada a mais limpa e segura, já que elas são recicláveis e à prova de
fogo. O ônibus tem flexibilidade quanto ao local de instalação das baterias. No
modelo "carioca" elas estão em três locais, sobre o teto, em armários
atrás do motorista, e sob o piso dos assentos da parte final do veículo. Na
parte dianteira e central, onde ficam as portas, o piso é baixo, e o ônibus
ainda pode abaixar mais através de um sistema pneumático, oferecendo total
acessibilidade e conforto.
As baterias são recarregadas através de um sistema bidirecional AC, de
380 volts, já instalado na garagem da Rodoviária A. Matias, do Consorcio
Internorte. A recarga leva apenas cinco horas e permite autonomia superior a
250 km. A linha em que o ônibus vai operar, a 249 (Água Santa - Carioca) tem
cerca de 35 km (ida e volta).
Os motores elétricos ficam embutidos nas rodas do eixo traseiro, são
silenciosos e não emitem poluentes. A configuração permite ainda recuperar
parte da energia, recarregando as baterias, assim que o pé é retirado do
acelerador e nas frenagens. Segundo a BYD, seu consumo energético
equivale a 1,2 kWh/km, com menor custo operacional e de manutenção que um
ônibus convencional. O ônibus comporta 80 passageiros, 29 sentados e 50 em pé,
além do espaço reservado para cadeirantes.
Atualmente, o ônibus 100% elétrico é produzido em três fábricas: duas
na China, situadas em Shenzhen (5 mil unidade/ano) e Changsha (3mil
unidades/ano), e uma nos Estados Unidos, localizada em Lancaster (mil
unidades/ano). (fetranspor)
Nenhum comentário:
Postar um comentário