quarta-feira, 16 de abril de 2014

Energia nuclear no Japão

A Usina nuclear de Onagawa, uma típica usina nuclear japonesa com BWR de 3 unidades.
O acidente nuclear de Fukushima I em 2011, o pior acidente nuclear em 25 anos, desalojou 50 mil famílias depois que a radiação foi lançada ao ar, solo e mar.[] A verificação de radiação levou ao embargo de alguns navios com vegetais e peixes.
A energia nuclear foi uma prioridade estratégica nacional no Japão, apesar de existir uma preocupação sobre a capacidade das usinas nucleares japonesas suportarem atividades sísmicas. A Usina nuclear de Kashiwazaki-Kariwa foi completamente desligada por 21 meses depois de um terremoto em 2007.
Após o sismo e tsunami de Tohoku de 2011 e a falha nos sistemas de refrigeração da usina nuclear de Fukushima I em 11 de março de 2011, foi declarada uma emergência nuclear. Esta foi a primeira vez que uma emergência nuclear foi declarada no Japão, sendo que 140 mil habitantes em um raio de 20 quilômetros da usina foram evacuados. O volume total de material radioativo despejado não é um dado certo.
Em 06/05/11 o primeiro-ministro Naoto Kan ordenou que a usina nuclear de Hamaoka fosse desligada pois um terremoto de magnitude 8,0 ou maior possivelmente atingiria a região até 2040. Kan pretendia evitar uma possível repetição do desastre de Fukushima. Em 9 de maio de 2011, a companhia Chubu Electric decidiu cumprir o pedido do governo. Kan mais tarde anunciou uma nova política energética menos dependente da energia nuclear.
Nos meses até julho de 2011, o Japão tinha apenas 19 dos 54 reatores em operação antes do desastre de Fukushima, aumentando "o risco de uma forte escassez de energia em 2012". Problemas em estabilizar a usina nuclear de Fukushima I levaram a atitudes duras em relação à energia nuclear. Em junho de 2011, "mais de 80% dos japoneses diziam que eram contra a energia nuclear e não confiavam nas informações do governo sobre a radiação". “Pesquisas após o acidente de Fukushima indicaram que entre 41 e 54 por cento dos japoneses apoiavam ao desmantelamento ou redução do número de usinas nucleares". (wikipedia)

Nenhum comentário: