quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Biodiesel não pode depender da soja

Presidente cobrou da Petrobrás investir em outras matrizes vegetais.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva reconheceu ontem que o programa nacional de biodiesel não está se desenvolvendo da maneira como o governo gostaria. Em discurso, ele disse que o projeto não pode ficar dependente da soja e cobrou da Petrobrás e de outras áreas do governo estímulos à produção do biocombustível feito de outras oleaginosas.
"Nós não temos o direito de ficar dependentes da soja. Será um ledo engano e nós iremos começar a perder politicamente o que ganhamos até agora, porque a soja é alimento, e tem um bilhão de seres humanos passando fome no mundo", disse.
Ele cobrou da Petrobrás Biocombustível que "assuma" a tarefa de diversificar a produção. "Isso só vai acontecer se vocês, da Petrobrás Biocombustível, assumirem. Isso tem que ser tarefa, isso tem que ser profissão de fé. A gente tem que dizer claramente o que a gente quer fazer, porque somente assim esse programa terá muita solidez."
Lula lembrou que se, por exemplo, o preço da soja subir muito por causa da demanda externa, pode haver problemas para o fornecimento do grão para a produção de biodiesel. "Uma vez dentro da matriz energética, o biodiesel não pode faltar." O presidente acrescentou que, no futuro, a mistura de biodiesel ao diesel de petróleo poderá chegar a até 20%.
Segundo dados de setembro da Agência Nacional do Petróleo (ANP), o óleo de soja responde por 83,29% da produção brasileira de biodiesel. Em segundo lugar, a gordura bovina é usada em 10,33% da produção.
O presidente ratificou ontem decisão do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) que antecipa de 2013 para janeiro de 2010 o início da obrigatoriedade da mistura de 5% de biodiesel ao diesel, conhecida como B5. Desde julho de 2009, estava em vigor a mistura de 4%, conhecida como B4. Hoje a capacidade instalada para produzir biodiesel no País é de 3,6 bilhões de litros por ano, suficiente para fornecer os 2,4 bilhões de litros necessários para a mistura de 5%.
O governo estima que, com 5% da mistura do biodiesel ao diesel, o Brasil será o segundo maior produtor mundial de biocombustíveis, atrás apenas da Alemanha.
Lula voltou a enaltecer o seu governo por ter iniciado a mistura do biodiesel ao diesel e lembrou que o combustível foi patenteado em 1975 e somente em 2003 o governo começou o processo de sua inclusão na matriz energética. "Essa decisão do biocombustível deveria ter sido tomada no mesmo momento em que a gente tomou a decisão de colocar o álcool na nossa matriz energética", disse Lula.

Nenhum comentário: