sábado, 14 de novembro de 2009

Repercussão internacional

The New York Times "Brasil procura respostas após enorme blecaute", traz na edição de hoje o americano The New York Times.
A reportagem diz que falhas em três linhas de transmissão de Itaipu provocaram efeito dominó no corte de energia.
No NYT online, ontem, vídeo exibia imagens do Rio e SP às escuras.
El País O blecaute ocupava ontem a manchete da página do El País na internet: "O pior apagão da década no Brasil detona tempestade política".
A reportagem informa que o presidente Lula pediu explicações ao ministro de Minas e Energia, enquanto a oposição acusa o governo de negligencia.
CNN A volta da eletricidade após blecaute teve destaque entre as notícias internacionais da CNN.
"Corte de energia provoca caos no Brasil", dizia a reportagem no site da emissora, segundo a qual as autoridades brasileiras ainda não sabiam explicar com segurança o que causou a pane.
BBC O site da BBC trazia ontem uma cobertura com foco nas causas do blecaute.
Sob o título "Mistério em corte de energia no Brasil", a estatal britânica ressaltou as falas do ministro Edison Lobão sobre problemas meteorológicos e as possíveis falhas em Itaipu, e ainda o caos nas ruas do Rio e de São Paulo.
Le Monde O francês Le Monde informou que um apagão causado por uma falha sem precedentes na hidrelétrica de Itaipu mergulhou na escuridão as maiores cidades do Brasil, entre elas São Paulo e Rio.
Segundo o jornal, o corte de energia afetou cerca de 50 milhões de pessoas por mais de duas horas.
The Guardian O britânico The Guardian informa: "Madonna janta no escuro."
Mas perde a piada ao não traduzir o nome do namorado que a acompanhava, Jesus Luz.
Segundo o jornal, o casal preparava-se para um jantar romântico em restaurante de Ipanema, com vista para o Atlântico, quando tudo apagou.
COI e Fifa tentam minimizar falha e defendem o País
Tanto o Comitê Olímpico Internacional (COI) como a Fifa optaram por minimizar o incidente do apagão no Brasil.
O porta-voz do COI, Mark Adams, deixou claro que a entidade não estava com o apagão.
"O que ocorreu no Brasil poderia ter ocorrido em qualquer lugar do mundo.
"O presidente do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos de 2016, Carlos Arthur Nuzman, também descartou que o fato representa entrave aos Jogos.
"São fatos que vão acontecer e são superados.
O governo tomou todas as medidas e a situação já foi normalizada.
"Para a Fifa, relacionar o apagão a eventuais problemas na Copa de 2014 é ''um absurdo''.
''A Copa do Mundo ocorrerá em cinco anos'', disse uma fonte próxima ao presidente da entidade, Joseph Blatter.
''Não há porque se preocupar."
Imprensa e blogs americanos alfinetam o Brasil
A imprensa e os blogueiros dos EUA aproveitaram o blecaute de terça-feira para voltar a pôr em dúvida a capacidade do Rio de sediar a Olimpíada em 2016. "Um olho roxo" para o país que vai sediar a Olimpíada - essa foi a descrição da agência de notícias Associated Press, que distribui suas reportagens para milhares de jornais.
É a segunda vez que os americanos se aproveitam para alfinetar o Brasil, depois de Chicago ter perdido o direito de sediar os Jogos Olímpicos para o Rio, em 2 de outubro. Quando traficantes de drogas derrubaram um helicóptero da polícia em uma favela do Rio, a foto apareceu na primeira página de vários jornais, sempre questionando a segurança de realizar os jogos na cidade. "Violência nas favelas ofusca a vitória olímpica do Rio", dizia a capa do The Wall Street Journal. Na edição de 5 de outubro, o mesmo WSJ trouxe uma reportagem dizendo que o Rio precisa de "uma transformação urbana épica" para poder sediar os jogos.
Agora, com o blecaute, o foco das críticas é a infraestrutura precária do Brasil e a falta de preparo para sediar os jogos. "Futura sede da Olimpíada não consegue manter as luzes acesas", foi o título sarcástico do blog do Investors Daily Business - que lembrava, no entanto, que Nova York e o Meio Oeste tiveram um enorme apagão em 2002, "então blecautes não são problemas apenas de países emergentes".
"Blecautes no Brasil causam preocupações olímpicas", era a chamada no site do canal de TV Fox News.
Em reportagem longa no Christian Science Monitor, o jornalista Andrew Downie diz que o apagão é um teste para a prontidão do País para sediar a Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos.
"O blecaute é mais um item na lista de tarefas que o Brasil têm de cumprir antes da Copa do Mundo e da Olimpíada", diz a reportagem. Segundo o jornalista, quando o Rio ganhou o direito de sediar a Olimpíada, o País ficou "nas nuvens" de tão feliz. "Mas um mês de reveses trouxeram os brasileiros de volta à realidade, com uma lista de tarefas para serem concretizadas." Para o blog The LatinAmericanist, o problema põe em dúvida "a viabilidade da rede elétrica do Brasil, especialmente diante dos grandes eventos esportivos".

Nenhum comentário: