quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Explorando o novo futuro energético

O mundo está se desenvolvendo, a população crescendo a busca por mobilidade e a demanda por energia aumentando. Isso significa que alcançar o equilíbrio entre energia limpa, conveniente e barata requer ainda mais comprometimento, ideias e habilidades. Como será o novo futuro energético?
Pronto para explorar o novo futuro energético?
Apesar da crise econômica atual, prevê-se que até 2050 a demanda mundial de energia duplique. Nessa altura, a população mundial terá aumentado para cerca de 9 bilhões de pessoas, dos 6,5 bilhões atuais. Nos países em desenvolvimento, a geração de riqueza está tirando milhões de pessoas da pobreza, projetando-as para estilos de vida modernos e alimentados pela energia.
Em breve, o abastecimento mundial de gás e de petróleo facilmente acessíveis não conseguirá acompanhar a demanda. A sociedade terá de expandir a utilização de fontes de energia renováveis e biocombustíveis, mas também de energia nuclear, carvão e combustíveis fósseis não convencionais, tais como as areias petrolíferas, cuja produção requer mais energia e, portanto, emite mais CO2.
De fato, mesmo com o rápido crescimento de fontes de energia renováveis, os combustíveis fósseis continuarão a ser a fonte de energia dominante no mundo durante décadas. Isso significa que as emissões de gases de efeito estufa poderão aumentar para além do que os cientistas dizem ser saudável para o planeta, a menos que nós decidamos alterar a nossa abordagem.
A Shell está fazendo a sua parte para satisfazer a demanda crescente de energia em todo o mundo de uma forma responsável. Estamos melhorando nossa eficiência energética e desenvolvendo biocombustíveis da próxima geração que não competem com o cultivo de alimentos. Estamos ainda estabelecendo parcerias com o governo em projetos-piloto de armazenamento subterrâneo de CO2 e promovendo programas para capturar emissões de CO2 e comercializar licenças de emissão.

Nenhum comentário: