quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Segurança Energética

Uma energia difícil de ser obtida. Em um futuro próximo, a demanda de energia deve superar a oferta de suprimentos de petróleo e gás natural que hoje está acessível. Por isso, além de fazer uso mais eficiente da energia disponível, precisamos buscar outras fontes.
Para a Shell é fundamental investir em novas fontes de energia, para assegurar a demanda no futuro.
No Brasil, os esforços da Shell para fazer frente a essa realidade refletem-se nos investimentos em pesquisa de biocombustíveis e na extração de petróleo e gás em locais de difícil acesso.
No segmento de Exploração e Produção (EP), o objetivo é aumentar o portfólio no país. Primeira empresa privada a produzir petróleo na Bacia de Campos (RJ), a Shell, que já investiu mais de R$ 6 bilhões em suas atividades de EP no Brasil, fechou 2008 presente em 15 blocos.
As atenções da área se voltaram também para a preparação do Parque das Conchas (BC-10), na costa do Estado do Espírito Santo, para a extração do primeiro óleo no segundo semestre de 2009. A empresa também atua na produção de óleo e gás nos campos de Bijupirá e Salema (RJ), cujas atividades começaram em 2003.
A alta complexidade dos campos descobertos no Parque das Conchas (BC-10) levou ao desenvolvimento e à combinação inovadora de uma série de tecnologias, como a instalação de equipamentos que dispensam o uso de sonda de perfuração e a utilização de dutos com flutuadores para reduzir o peso na conexão com a plataforma.
A Shell também investe em projetos de pesquisa com universidades brasileiras, como o de modelagem estratigráfica de reservatórios, realizado em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Nenhum comentário: