domingo, 22 de julho de 2012

A energia das Ondas

Tecnologia de energia das Ondas
A energia concentrada do rebentamento das ondas transforma a linha da costa e desgasta as praias. Contudo, é a energia cinética associada às oscilações ascendentes e descendentes da linha de água que é transformada em eletricidade pela maioria das tecnologias de energia de onda.
Existem recursos de onda comercialmente viáveis em muitas partes do mundo, inclusivamente em Portugal. A maioria das tecnologias que captam energia ao longo da costa incluem estruturas de aço, ou cimento, ancorados a terra ou colocados dentro de estruturas quebra-mar.
Os dispositivos de coluna de água oscilante (OWC) são caixas parcialmente submersas com uma abertura para o mar no fundo e uma abertura para a terra em cima. As ondas fazem com que a coluna de água delimitada e o ar na parte de cima suba e desça. Este movimento força e extrai alternadamente o ar através de uma turbina localizada na saída com abertura para a terra.
Os dispositivos de pêndulo ou de aba são em forma de caixa com uma abertura de lado, virada para o mar. As ondas que lá incidem levam a que o pêndulo, ou a aba, localizado no interior da abertura, se mova para frente e para trás, pondo em ação um motor hidráulico que aciona um gerador.
Os dispositivos de canal afunilado têm paredes que sobem vários metros acima do nível da água. Uma onda torna-se progressivamente mais alta ao viajar pelo canal que se afunila, derramando água numa área de armazenamento. A água armazenada volta ao mar através de uma turbina.
Tanto as tecnologias de onda presas como as ancoradas ao solo oceânico estão a ser preparadas para ser aplicadas em alto mar, onde a profundidades da água é de mais de 40 metros. Muitos destes protótipos exploram o movimento diferencial de boias atadas umas às outras, enquanto outros empregam boias que se movem em direção ao solo oceânico. Nestas tecnologias, os movimentos ascendentes e descendentes são usados para mover bombas hidráulicas ou forçar a água através de uma turbina. As tecnologias de alto mar em produção também incluem canais afunilados e dispositivos OWC construídos em boias.
Existem mais de mil patentes registadas de energia de onda, e foram testados numerosos protótipos ou sistemas pré-comerciais em ambientes costeiros, de litoral, e em alto mar. Apenas uma central de onda comercial foi desenvolvida, no entanto. Esta central de 500 KW, situada no litoral de Islay, Escócia, emprega a tecnologia OWC. Começou a funcionar em 2000, e uma segunda instalação comercial está a ser desenvolvida para as Ilhas Faroe.
As aplicações de uso dual da tecnologia de energia de onda podem revelar-se rentáveis num futuro próximo. Por exemplo, as tecnologias de geração de energia podem ser incorporadas em quebra-mares, paredes de porto, ou outras estruturas, ou podem ser integradas noutras atividades comerciais, atuando como recifes artificiais de operações de maricultura ou como plataformas para instalações de dessalinização. (energiasealternativas)

Nenhum comentário: