domingo, 22 de julho de 2012

A energia dos Oceanos

Resumo da Energia dos Oceanos
As tecnologias de maré e de onda convertem a energia cinética do movimento da água em eletricidade. Os sistemas termais oceânicos exploram o calor solar absorvido por águas marítimas para gerar energia limpa. Em teoria, esses três recursos renováveis à base dos oceanos podem corresponder às exigências de energia do mundo vezes sem conta, mas continuam, por agora, muito pouco desenvolvidos.
Energia da maré
A e Energia da maré proveito da maré diária e do fluxo de marés e de outras situações que envolvem água em movimento. A força gravitacional da lua dirige os fluxos da maré, enquanto as correntes persistentes e as circulações em grande escala, como as correntes dos golfos, são influenciadas pelo aquecimento solar, pela constituição química da água, entre outros fatores. A maioria das tecnologias de maré atuais transforma a energia cinética em eletricidade através de turbinas.
Hoje em dia, muitos ambientes litorais, bem como o próprio alto mar, abrigam recursos com grande potencial de desenvolvimento, mas não há nenhuma tecnologia de energia oceânica moderna comercialmente disponível, ou financeiramente comportável.
Existem dois tipos principais de sistemas de energia de maré. A tecnologia atualmente em expansão não altera o fluxo das marés, ao contrário das centrais hidroelétricas convencionais.
Energia das ondas
As ondas são originadas pelo vento e pelas marés. A maioria das mais de mil patentes relacionadas com tecnologia de energia de onda está, por ora, materializada em dispositivos que captam a energia cinética, associada com o movimento das ondas.
Existem centenas de dispositivos de captação de energia de onda registados, e vários protótipos foram já testados. Contudo, foi desenvolvida apenas uma central de energia de onda – uma fábrica de 500 quilowatts, situada na costa escocesa, em Islay. Vários projetos estão de momento, a ser examinados nos EUA, mais concretamente na zona de New England.
Energia Termal Oceânica
Os sistemas de conversão de Energia Termal Oceânica (OTEC) exploram as diferenças de temperatura entre as camadas superficiais, mais quentes, e as camadas profundas do oceano, mais frias. Todas as estruturas de OTEC necessitam que um tubo de entrada de grande diâmetro bombeie a água fria à superfície. São empregues vários ciclos de troca de calor para dirigir uma turbina e gerar eletricidade. A tecnologia de OTEC está mais afastada da aplicação comercial do que sistemas de onda e marés. As unidades OTEC em escala modesta e os componentes de sistema individuais foram testados com sucesso nas águas da costa do Havaí. (energiasealternativas)

Nenhum comentário: