domingo, 22 de julho de 2012

A energia das Marés

Tecnologia de Energia das Marés
Toda a água corrente contém energia cinética. O movimento da água contém muito mais energia do que o ar em movimento, aproveitado nos sistemas energia eólica, porque a água é muito mais densa do que o ar. Numa perspectiva prática, isto significa que até as correntes lentas podem representar uma fonte de energia económica. A energia de maré pode produzir eletricidade utilizando várias das tecnologias existentes e emergentes.
Para aplicações em bacias com fluxos intermitentes e outras áreas marítimas com correntes persistentes, muitas tecnologias em desenvolvimento são idênticas às que são procuradas para aplicações de energia hidroelétrica. Estes dispositivos de fluxo livre (nascente baixa) podem ser ancorados numa base subaquática, ou podem ser atados a ancoradouros. Em ambos os casos, o sistema de conversão de energia é colocado no fluxo de água (sem o impedir ou alterar a sua direção). Alguns aparelhos têm uma forma semelhante às turbinas de vento modernas, de três lâminas, enquanto outros dispositivos, de diferente configuração, utilizam lâminas mais elaboradas. Estão, no entanto, em fase de projeto, novos dispositivos de captação de energia para uso em águas mais profundas.
Atualmente, existem sistemas de captação de energia de maré individuais ou multi-unidade. As cercas de maré, por exemplo, incorporam várias turbinas, semelhantes a uma porta giratória. Há montagens pré-comerciais destas tecnologias a funcionar por todo o mundo e espera-se que tecnologias comerciais sejam apropriadas para captar energia em ilhas e outras regiões remotas. Podem ter o potencial para fornecer uma fonte de energia quase contínua em muitas áreas do mundo em que as correntes são moderadas.
As barragens de maré são aplicáveis apenas em áreas onde as características físicas permitem a instalação de barreiras capazes de armazenar água durante a maré alta. Essas barreiras incorporam portas que são fechadas durante a maré alta para criar uma espécie de reservatório. Atuam como uma hidro represa temporária, criando uma nascente artificial que atrasa a maré baixa. Consequentemente, dirigem a água através de turbinas, convertendo a energia potencial de água armazenada em energia cinética do fluxo de água, uma energia positiva, limpa.
Até hoje só foram construídas barragens de maré. Está em funcionamento desde 1966 uma barragem com uma capacidade de 240 MW em La Rance, França, e uma central de 20 MW gera eletricidade em Annapolis, Nova Escócia, desde 1984. (energiasealternativas)

Nenhum comentário: