domingo, 22 de julho de 2012

A energia Termal Oceânica

Tecnologia Termal Oceânica
A tecnologia de conversão de energia termal oceânica (OTEC) produz eletricidade tirando proveito da diferença de temperatura entre a camada superficial, quente, do oceano e camada fria, mais profunda. Todos os sistemas precisam de um tubo de entrada de grande diâmetro para bombear água fria até à superfície. A água profunda deve ser pelo menos 20°C mais fria do que a água superficial para se gerar energia.
Nos sistemas OTEC de ciclo fechado, a água do mar mais quente é bombeada através de um permutador de calor para vaporizar um fluido em baixo ponto de fervura, como o gás amoníaco. O gás que se expande é dirigido por uma turbina e depois condensado novamente em líquido pela água do mar mais fria, que é bombeada através de um segundo permutador de calor.
Nos sistemas OTEC de ciclo aberto, a água do mar mais quente é bombeada através de um recipiente de baixa pressão, no qual é fervida. O vapor em expansão move uma turbina e é depois condensado novamente em líquido através da exposição à água do mar profunda. A água doce pode ser um produto derivado do processo de produção de energia se o vapor for isolado da água do mar durante a condensação.
Nos sistemas OTEC híbridos, a água do mar quente é bombeada para uma câmara de vácuo e transformada em vapor. O vapor é então conduzido por um permutador de calor para vaporizar um fluido em baixo ponto de fervura dentro de um labirinto de ciclo fechado.
Os sistemas OTEC em pequena escala e os componentes de sistema individuais foram testados com sucesso na costa do Havaí. Nenhuma instalação de OTEC está de momento, a gerar eletricidade, mas no Laboratório Nacional de Energia do Havaí, um tubo transmite água do mar fria até à superfície, a uma profundidade de 3000 pés, para encontrar uma porção do ar que condiciona a carga e reduz o pico de eletricidade. A aplicabilidade limitada da tecnologia OTEC cingiu os investimentos públicos de R&D e o interesse comercial. (energiasealternativas)

Nenhum comentário: