sábado, 28 de julho de 2012

Energia solar: projeto para Arena Amazônica

O diretor de geração, transmissão e operação para a capital da Eletrobras Amazonas Energia, Tarcísio Estefano Rosa, reuniu-se, na última semana, com o secretário de Planejamento e Desenvolvimento Econômico do Amazonas, Aírton Claudino, para analisar a possibilidade de implantar uma usina fotovoltaica no entorno do complexo do estádio Arena Amazônia. O projeto, com 6 MW de capacidade instalada, será instalado até 2014.
Segundo Claudino, a ideia é aproveitar a Copa do Mundo para incentivar a utilização de energia limpa no estado. Claudino acredita que a parceria com a Eletrobras Amazonas Energia é fundamental para o processo de instalação da usina. De acordo com o secretário, a reunião com a direção da concessionária de energia elétrica do Amazonas foi um passo importante para a viabilidade do projeto.
A Eletrobras Amazonas Energia teria participação de 33% do valor do investimento, que ainda não foi divulgado pela Secretaria de Planejamento. Além disso, a companhia de energia elétrica também será responsável pelo comissionamento e operação da usina fotovoltaica.
O secretário disse que o governo do estado vai procurar outras parcerias com o setor privado para ajudar na execução da obra.“Nosso objetivo nessa reunião foi iniciar o processo que irá possibilitar a implantação da usina fotovoltaica e, a partir desse projeto piloto, conseguir incentivar empresas especializadas na produção das placas fotovoltaicas para que possam vir se instalar no Amazonas”, afirmou Claudino.
A empresa planeja que, até 2014, Manaus esteja sendo toda abastecida por energia menos poluente do que a gerada pelo óleo diesel. Nos próximos dois anos, estão previstos projetos de geração com o uso do gás natural e de hidrelétricas. (ambienteenergia)

Nenhum comentário: