terça-feira, 24 de julho de 2012

Hotéis em busca da economia de energia

A pedido da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA) e da Associação Brasileira da Indústria Hoteleira (AIH), o Ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, determinou à Secretaria de Planejamento do MME e à Assessoria Econômica do MME que analisem propostas apresentadas pelo setor visando a redução dos custos de energia elétrica para o setor hoteleiro nacional.
Os presidentes da FBHA, da AIH, da Resorts Brasil e outras entidades foram levados à audiência com Lobão pelo Ministro do Turismo, Gastão Vieira, que defende o fortalecimento do setor para aumentar o fluxo de turismo nacional e internacional no Brasil. O presidente da FBHA, Alexandre Sampaio, informou que, juntamente com os gastos com pessoal, a energia representa um dos maiores custos da indústria hoteleira no país.
O Secretário de Planejamento Energético do MME, Altino Ventura Filho, disse que ao custo real da energia são agregados os encargos setoriais e os impostos estaduais, principalmente o ICMS, que, em alguns Estados, tem incidência superior a 40%. Uma das alternativas a serem estudadas pelo MME, juntamente com os empresários, é a possiblidade de formação de cooperativas de hotelaria para a compra em bloco de energia no mercado livre – o que representaria uma grande economia para o setor.
A outra é o incentivo a projetos de eficiência energética, que reduziriam o consumo e, por consequência, os custos, para as redes hoteleiras, da energia elétrica. Esse fato permitiria a prática de preços mais atrativos aos turistas e o consequente aumento do fluxo turístico no país, ainda muito aquém de suas possibilidades.
O Secretário Executivo do Ministério do Turismo, Valdir Simão, disse que procurou a direção da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e que esta se mostrou receptiva aos pleitos do setor hoteleiro. O Ministro Gastão Vieira agradeceu o empenho do Ministro Edison Lobão em busca de alternativas em sua área que contribuam para o fortalecimento do setor hoteleiro e do turismo. (ambienteenergia)

Nenhum comentário: